Contribuir para a qualificação e a valorização do servidor público do Estado. É com esse objetivo que a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) vem oferecendo, há mais de dez anos, cursos de qualificação e de pós-graduação, em nível de especialização, para esse público. Para se ter ideia, apenas no ano passado foram realizadas mais de 26 mil qualificações profissionais, considerando que um servidor pode ter participado de mais de um curso (cada um com a duração média de 20 horas). Também em 2013, a EGPA formou seis turmas de pós-graduação lato sensu e, em sequência, abriu mais seis cursos também em nível de especialização. Ao todo, (somando as duas ofertas de cursos) serão 500 (230 das turmas de 2012/2013 e 270 que vão cursar em 2014) certificações promovidas sem custo para os servidores, que refletirão na melhoria dos serviços prestados à população paraense.

Ainda no final de 2013, a EGPA conquistou a autorização para ser uma Instituição de Ensino Superior, concedida pelo Conselho Estadual de Educação. O Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará (ISEG/PA) está em fase de implantação e vai chancelar cursos de graduação e pós-graduação. A primeira grade prevê curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, curso técnico em Secretaria Escolar e de Segunda Licenciatura Plena em Língua Espanhola, além de pós-graduações em várias especificidades da gestão pública.

Destas ofertas, os cursos tecnológicos de Secretariado Escolar e de Licenciatura em Espanhol atendem a necessidades pontuais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e serão aplicados para qualificar profissionais com o intuito de suprir demandas identificadas nas instituições de ensino básico. “No planejamento da Escola de Governo, a intenção é iniciar a pós-graduação e alguns dos cursos de graduação ainda no primeiro semestre de 2014”, informa o diretor geral da instituição, Ruy Martini.

Como citado, antes mesmo de ganhar o selo de Instituição de Ensino Superior, a Escola de Governo já vinha oportunizando a oferta de cursos desse tipo por meio de parcerias com outras instituições educacionais. Assim, em 2012, seis turmas foram abertas, nas áreas de Gestão Pública (três turmas), Gestão de Pessoas (duas turmas) e Gestão Logística e Patrimonial (uma turma). Os cursos foram concluídos em dezembro de 2013 e os 230 especializandos serão certificados em cerimônia marcada para o próximo dia 13 de fevereiro. “Os cursos de especialização têm como objetivo qualificar os servidores em áreas estratégicas de gestão, para formar gestores dentro da organização pública. Antes, os servidores eram indicados por seus gestores, mas, nesta gestão, começamos a fazer a seleção pública, o que, sem dúvida, é uma forma muito mais democrática de acesso”, explica Rose Mary Leão, da Gerência de Especialização do órgão.

Ainda em dezembro do ano passado, a EGPA abriu processo seletivo com a oferta de mais 270 vagas distribuídas em outros seis cursos de especialização: Gestão Pública, Direito do Estado, Gestão de Projetos na Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Orçamentária e Financeira e Gestão Estratégica, com duração de 390 horas/aula cada um. As inscrições à seleção, inicialmente previstas para se encerrarem no último dia 24 de janeiro, foram prorrogadas até o próximo dia 07 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no site www.egpa.pa.gov.br.

CURSOS DE 20 HORAS

No endereço eletrônico, também é possível obter informações sobre os cursos de qualificação do servidor previstos para os meses de fevereiro e março. São, ao todo, mais de 60 opções de capacitação, em diversas áreas. Esses cursos têm duração de 20 horas e as turmas iniciam no próximo dia 17 de fevereiro. As aulas são ministradas pela manhã ou à tarde, de acordo com a grade ofertada, que também pode ser conferida no site da entidade. “Esses cursos de curta duração são acessíveis a todo o funcionalismo público. Trata-se de formações objetivas, práticas, rápidas e que dão uma noção bem clara de determinadas temáticas, como, por exemplo, licitação, ética no serviço público, trabalho em equipe, técnica de secretariado, cerimonial público, entre outros”, observa o diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, Raymundo Albuquerque.

Apaixonado por estudos, o auxiliar operacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Roberto Santos, 36 anos, há cerca de dois anos conquistou um dos maiores objetivos da sua vida: uma vaga no serviço público. De lá para cá, tem aproveitado muitas oportunidades de capacitação que a EGPA oferece. Apenas no ano passado, ele se inscreveu e participou de 20 cursos de qualificação e já sonha em alçar voos mais altos: “Agora, quero alcançar a graduação e a pós”, avisa.

Para Roberto, buscar o aperfeiçoamento é imprescindível não apenas para o bom desempenho profissional, mas também para o crescimento pessoal. “Para ser um servidor de excelência é preciso buscar qualificação, mas isso é bom também para a vida pessoal. Com os cursos que fiz aqui, aprendi a administrar minhas próprias finanças, melhorar a comunicação com os outros e ser mais organizado”, relata.

Texto:Elck Oliveira/Secretaria de Estado de Comunicação
*Com informações da Assessoria de Comunicação da EGPA
Fotos: Cláudio Santos/ Ag. Pará

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE