Na noite desta quinta-feira (13), 204 servidores públicos estaduais se tornarão oficialmente pós-graduados na cerimônia solene que será realizada no Hangar Convenções e Feiras, para a entrega dos certificados aos alunos concluintes dos cursos de especialização, ofertados pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead). Serão certificadas seis turmas de especialistas nas áreas de Gestão Pública (03 turmas), Gestão de Pessoas (02 turmas) e Gestão Logística e Patrimonial (01 turma).
Os cursos foram disponibilizados sem custo para os servidores, sendo integralmente financiados com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento do Estado do Pará (PNAGE-PA), provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Contrapartida Estadual. Estas pós-graduações foram viabilizadas no contrato celebrado entre a Sead, Instituição Educacional Sociedade de Ensino Superior Unitoledo Ltda, tendo como interveniente a EGPA. A parceria com a Sead foi efetivada dentro do Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, criado em 2012 em consonância com o modelo de Gestão por Resultados.
As aulas ocorreram no período de outubro de 2012 a setembro de 2013, com módulos mensais que somaram dez semanas letivas. A entrega dos trabalhos de conclusão e, posteriormente, seus resultados, ocorreram em dezembro. O preenchimento das turmas se deu por meio de Processo Seletivo e Processo Seletivo Simplificado - este segundo para vagas remanescentes. A oferta deste tipo de pós-graduação já ocorria anteriormente na EGPA, no entanto, foi a partir desta gestão estadual que o ingresso passou a ser por meio de seleção pública, caracterizando um meio mais democrático de acesso a esta formação profissional.
A servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marícia Freitas, receberá o certificado de especialista em Gestão Pública e já está aplicando em seu dia-a-dia o que foi aprendido em sala de aula. “Tenho usado muito o que vimos sobre como gerenciar as demandas e os recursos, para agir com qualidade e eficiência, buscando a qualidade do ambiente de trabalho”, ressaltou a professora, que integra a equipe técnica da Coordenação de Educação Indígena, vinculada a Diretoria de Ensino da Seduc. Já para Carlos Jorge Alves, da Secretaria de Estado de Planejamento Orçamento e Finanças (Sepof), a pós-graduação representa um passo na vida profissional. “Foi muito gratificante fazer este curso, porque pude adquirir novos conhecimentos, o que favoreceu o desenvolvimento do meu trabalho no órgão, diante do leque de novos saberes que até então eu não tinha me aprofundado”, destacou o contador, que agora é especialista em Gestão Logística e Patrimonial.
Agora em 2014, seis novas turmas de pós-graduação (lato sensu) serão iniciadas, atendendo às áreas de Gestão Pública, Direito do Estado, Gestão de Projetos na Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Orçamentária e Financeira e Gestão Estratégica. O processo seletivo para preenchimento de 270 vagas foi aberto em dezembro e encerrou no último dia 7, registrando um total de 712 candidatos inscritos. No dia 18 de fevereiro será divulgado o resultado preliminar da primeira fase da seleção. Estes novos cursos têm financiamento proveniente do Tesouro Estadual.
A Escola de Governo é o órgão que operacionaliza as ações de qualificação profissional e valorização dos servidores públicos. Nesse viés, a autarquia tem se voltado cada vez mais para proporcionar uma formação completa e continuada aos integrantes do funcionalismo, o que reflete na melhoria dos serviços prestados á população. No final do ano passado, a EGPA conquistou a autorização para atuar como instituição de ensino superior, concedida pelo Conselho Estadual de Educação. Isto representa um importante passo, pois a oferta de cursos de graduação e pós-graduação não dependerá mais do fechamento de parcerias com outras instituições e a EGPA terá seu selo próprio selo, com o Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará (ISEG/PA), atualmente em fase de implantação.
“A EGPA entende que é de fundamental importância esse tipo de formação superior e específica, pois é deste modo que podemos trazer o servidor público para uma esfera de novos saberes aprofundados. Estamos trabalhando já com a lógica do credenciamento como instituição de ensino superior e isso nos abre inúmeras perspectivas, não apenas na abertura de turmas para entender necessidades pontuais, mas também na possibilidade de levarmos essa formação ao interior do estado”, considera o Diretor Geral da Escola de Governo do Pará, Ruy Martini.
Daniele Brabo - Ascom/EGPA