É para promover o melhoramento contínuo dos serviços prestados à população, que o Governo do Estado acredita e investe na qualificação profissional e valorização dos integrantes do funcionalismo público. Neste sentido, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) certificou, na noite desta quinta-feira (13), 204 concluintes dos cursos de pós-graduação (lato sensu), ofertados gratuitamente aos servidores públicos estaduais. A solenidade ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, marcando a entrega dos certificados a seis turmas de especialistas nas áreas de Gestão Pública (03 turmas), Gestão de Pessoas (02 turmas) e Gestão Logística e Patrimonial (01 turma). “O curso que fiz foi de grande valia para o meu aprendizado pessoal e profissional e está sendo de suma importância para desenvolver trabalhos dentro do órgão onde eu atuo. Foi uma capacitação brilhante, que trouxe novos e bons conhecimentos dentro dessa nossa profissão" considerou a servidora Tatiane Morais de Macedo, Chefe de Almoxarifado do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, concluinte do curso de Gestão Logística e Patrimônial. 

Estas pós-graduações foram disponibilizadas sem custo para os servidores, sendo integralmente financiadas com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento do Estado do Pará (PNAGE-PA), provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Contrapartida Estadual. A oferta dos cursos foi viabilizada no contrato celebrado entre a Sead, Instituição Educacional Sociedade de Ensino Superior Unitoledo Ltda, tendo como interveniente a EGPA. A parceria com a Sead se efetivou dentro do Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, criado em 2012 em consonância com o modelo de Gestão por Resultados. De acordo com a Secretária de Estado de Administração, Alice Viana, este tipo de formação se reflete no objetivo de governo, que é atender a sociedade com qualidade. "Este é um investimento que tem como escopo maior, não só o reconhecimento destes profissionais, mas também preparar a gestão pública do Estado para que tenha mais condições de prestar serviços cada vez melhores a população. Ao fazer uma especialização, o servidor se qualifica para assumir a gestão do Estado, pois os verdadeiros agentes da condução dessas transformações são os servidores. Eles se tornam aptos a ocupar cargos mais estratégicos", destacou.

  

Os três cursos ocorreram no período de outubro de 2012 a setembro de 2013, com módulos mensais, que somaram dez semanas letivas. A entrega dos trabalhos de conclusão e, posteriormente, seus resultados, ocorreram em dezembro. As turmas foram coordenadas pela equipe técnica da Gerência de Especialização e o ingresso se deu por meio de Processo Seletivo e Processo Seletivo Simplificado - este segundo para vagas remanescentes. Foi a partir desta gestão estadual que o preenchimento das vagas passou a ocorrer por meio de seleção pública, caracterizando um meio mais democrático de acesso a esta formação profissional. A técnica da EGPA, Rose Mary Leão, que foi uma das especialistas certificadas na solenidade, considera essencial a busca do servidor pelo aperfeiçoamento. "Eu fiz uma pesquisa de como os cursos da Escola de Governo impactam na gestão púb lica e pude concluir que é primordial que a gente sempre procure melhorar, se aperfeiçoar, para aumentar a qualidade do atendimento ao público.

Agora em 2014, seis novas turmas de pós-graduação (lato sensu) serão iniciadas, atendendo às áreas de Gestão Pública, Direito do Estado, Gestão de Projetos na Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Orçamentária e Financeira e Gestão Estratégica. O processo seletivo para preenchimento de 270 vagas foi aberto em dezembro e encerrou no último dia 7, registrando um total de 712 candidatos inscritos. No dia 18 de fevereiro será divulgado o resultado preliminar da primeira fase da seleção. Estes novos cursos têm financiamento proveniente do Tesouro Estadual. No final do ano passado, a EGPA conquistou a autorização para atuar como instituição de ensino superior, concedida pelo Conselho Estadual de Educação. Isto representa um importante passo, pois a oferta de cursos de graduação e pós-graduação não dependerá mais do fechamento de parcerias com outras instituições e a EGPA terá seu selo próprio selo, com o Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará (ISEG/PA), atualmente em fase de implantação.

  

Parabenizando os 204 servidores pós-graduados, o Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini, lembrou que todos devem abraçar as oportunidades de capacitação. "O programa de pós-graduação existe desde a criação da Escola, mas a partir de 2011 nós demos mais intensidade a ele. Estamos iniciando agora em março mais seis turmas em seis cursos diferentes e iremos trabalhar o calendário de 2014 já dentro do Instituto de Ensino Superior . A necessidade de formação é inquestionável e é necessário que a gente entenda a importância que isso tem para o Estado. Esta é uma política de governo que foi resgatada e se materializa de forma definitiva. O servidor público tem à sua disposição um programa de formação continuada nas mais diversas áreas. Nao parem por aqui. Se desafiem cada vez mais e a Escola de Governo será sempre o espaço para que vocês possam discutir isso", disse.

Este entendimento foi absorvido pelos novos especialistas que o fincionalismo público abaca de receber. Wagner Pereira Wanderley, Major da Polícia Militar do Pará, que atua como chefe da seção de patrimônio, avalia que a pós-graduação é um grande avanço no conhecimendo da sua área de atuaçao dentro do serviço público. "A gente nunca deve parar, sempre procurar ganhar conhecimento e ir atrás de novos conceitos e todos os servidores devem querer esse avanço". Da mesma forma pensa Timara de Souza Miranda, da Secretaria Especial de Gestão. “Por cursar uma 'pós' de forma gratuita, eu só tenho a agradecer a iniciativa do Governo do Estado de poder realizar este curso. E agora, nós temos diferencial no quadro funcional do Pará e a sociedade só têm a ganhar com isso. Recomendo que outros colegas busquem o mesmo", considerou a concluinte do curso de Gestão Pública.

Texto: Daniele Brabo, com informações de Lívia Alfaia - Ascom EGPA
Fotos: Eunice Pinto/ Ag. Pará

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE