O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 19, traz publicado o edital com o resultado da primeira etapa do processo seletivo realizado pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), para preencher 270 vagas em cursos de pós-graduação (Lato Sensu), destinados a servidores públicos estaduais efetivos. São cursos de especialização em Gestão Pública, Direito do Estado, Gestão de Projetos na Administração Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Orçamentária e Financeira, e Gestão Estratégica. A lista com os nomes dos classificados e as respectivas pontuações podem ser conferidas no Caderno 4, página 1, ou na página de acompanhamento da seleção, no site da EGPA (www.egpa.pa.gov.br).
Os candidatos que quiserem entrar com recurso têm até a sexta-feira, 21, para fazer a solicitação no setor de Protocolo da Escola de Governo. As respostas aos recursos serão informadas no período de 24 a 26 de fevereiro e a divulgação do resultado final desta primeira etapa está prevista para o dia 10 de março. A segunda etapa será a análise da Carta de Intenção, já entregue pelos candidatos, no ato da inscrição. O processo seletivo foi aberto em dezembro e encerrou as inscrições no último dia 7, registrando um total de 712 candidatos, o que demonstrou um crescimento do interesse dos servidores, comparando com a seleção anterior, que teve 373 inscritos. O início das aulas está previsto para 07 de abril e o cronograma completo pode ser conferido no site.
Com 45 vagas para cada turma, estes cursos estão sendo ofertados gratuitamente aos servidores, tendo financiamento proveniente do Tesouro Estadual. As aulas vão ocorrer em Belém, na modalidade presencial modular, ministradas pela Universidade Estácio de Sá/FAP, com carga horária total de 390h. Os módulos serão realizados ao longo de dez meses, enquanto para a elaboração do artigo - ao final do curso - serão dedicados 60 dias. As aulas ocorrerão no regime de uma semana por mês, sendo que os módulos de 30h obedecerão ao horário de 8h às 12h e os módulos de 40h serão em horário integral (8h as 12h e 14h as 18h).
Procura - O curso de Gestão Pública é o mais concorrido, com demanda de 4,15 candidatos/vaga, seguido de Gestão de pessoas (3,37), Direito de Estado (2,64), Gestão de Projetos (2,04), Gestão Estratégica (1,9) e Gestão Orçamentária e Financeira (1,8). A especialização em Gestão Pública está sendo ofertada novamente, sendo que nas turmas de 2012-2013 também foi o curso mais procurado. O servidor da EGPA Rodolfo Fiel foi um dos concluintes desta especialização, dentre as seis turmas iniciadas em 2012, que formaram 204 especialistas graças à parceira celebrada entre Secretaria de Estado de Administração (Sead), Unitoledo e EGPA. “Eu tenho o objetivo de ser um Gestor de TI, por isso me especializei em Gestão Pública, por ser um campo com vários conceitos que interessam a minha área de atuação”, avaliou o Assistente Técnico de Informática.
A oferta de pós-graduação pela Escola de Governo do Pará, através de parceiras, integra o Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, o qual tem foco no aprofundamento e na continuidade da formação ofertada aos servidores. Recentemente, outro passo foi dado neste sentido, quando a EGPA conquistou a autorização para atuar como instituição de ensino superior, concedida pelo Conselho Estadual de Educação. Em breve, oferta de cursos de graduação e pós-graduação não dependerá mais do fechamento de parcerias com outras instituições e a EGPA terá seu selo próprio selo, com o Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará (ISEG/PA), atualmente em fase de implantação.
Serviço: a Escola de Governo fica na avenida Almirante Barroso, 4314, bairro Souza, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (91) 3214-6843 ou (91) 3214-6803. O funcionamento do setor de Protocolo é de segunda a sexta, no horário de 9h às 17h.
(Daniele Brabo - Ascom/EGPA)