O Festival de Música do Servidor Público do Pará (Servifest) já está com a lista completa dos finalistas da 12ª edição. Na noite da última segunda-feira, 24, foram apresentadas 12 canções na Etapa Belém e oito se classificaram para a Grande Final do concurso, que ocorre nesta terça-feira, 25, a partir das 20h, no teatro Estação Gasômetro. Para a disputa, as novas canções classificadas se juntarão a outras quatro já selecionadas nas eliminatórias do interior. O Servifest é realizado pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) para eleger as melhores composições, interpretações e arranjos feitos por integrantes do funcionalismo público.
Sendo a última das eliminatórias, a Etapa Belém levou ao palco do Gasômetro uma mistura de ritmos brasileiros. As finalistas escolhidas foram: “Valsa Francesa”, de Christian Couto (Uepa); “Massemba, Semba e Samba”, de Loris de Oliveira Neves (Defensoria Pública/Inativo), interpretada por Renato Torres (FCPTN); “Ruas de Ilusão”, de Marcelo Sirotheau Vieira (Sesma); “Desafronta”, de Paulo Moura (Fundação Curro Velho), interpretada por Hélio Rubens (Sefa); “Três Punhais”, de José Maria Siqueira da Silva (TCM); “Rio Bom”, de Uberaldo Vilhena Junior (Seduc/Moju); “Cirandeiro”, de Reginaldo Viana (Fundação Carlos Gomes); e “Saudade do Mano”, de Azanias Barbosa Vieira (Corpo de Bombeiros).
O público presente se mostrou entusiasmado, ora com as letras que muito falavam das características da cultura local, ora pela animação com o ritmo dançante de algumas músicas concorrentes. O músico João Paulo Nascimento, 29 anos, foi pela primeira vez assistir ao Servifest e gostou da variedade apresentada pelos candidatos. “Já tive amigos participando desse festival e é uma honra poder contemplar um pouco da arte do nosso Estado e ouvir aquilo que a gente tem de melhor na música paraense, sem enveredar por caminhos que já são ‘batidos’. Festival, pra mim, sempre remete à criatividade”, avaliou o expectador.
Vera Lúcia Vieira, 38 anos, foi prestigiar a apresentação do pai, Azanias Vieira, servidor do Corpo de Bombeiros e um dos participantes do festival. Para ela, apreciar a cultura paraense é sempre positivo. “Estou achando tudo muito bom, tanto a estrutura que foi dada, quanto a oportunidade que se tem de ouvir mais da música paraense”, disse. Enquanto aguardava a apuração dos votos dos jurados, a plateia pode assistir ao espetáculo especial “2 na Bossa”, de Pedrinho Cavalero e Gisele Griz, que encerrou a noite.
Decisão - O festival abre espaço para novos talentos, tendo foco na valorização do lado artístico dos servidores estaduais, atualmente abrangendo também os municipais. Na noite desta terça, a Grande Final reúne as canções escolhidas no interior e na capital, que serão reapresentadas, sob o olhar do júri técnico formado por grandes nomes do cenário cultural paraense. As vencedoras vão recebe troféus e prêmios em dinheiro, que variam entre R$2 mil e R$15 mil. A TV Cultura do Pará e a Rádio Cultura FM transmitem ao vivo a final do Servifest.
Das etapas anteriores já estavam classificadas outras quatro músicas, das eliminatórias regionais em Santarém e Salvaterra: “Marajó, Cultura Milenar”, composta por Ronaldo Alcântara, servidor da Secretaria de Administração de Soure; “Para o Povo Ver”, de Genésio dos Santos Filho, servidor da Sespa em Cachoeira do Ararí; “Viola Quebrada”, composta por Wander de Andrade e interpretada por Ádria Góes, ambos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - Polo Santarém); e “Carta ao Homem” composta e interpretada por Joedson dos Santos, servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Belterra).
O público pode prestigiar as apresentações da final do Servifest, retirando gratuitamente os ingressos na bilheteria do teatro Gasômetro, que fica no Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830. São Brás). O show de encerramento será com o cantor e compositor Zé Luiz Mazziotti, com o espetáculo "Mazziotti". “Belém sempre me deixa muito feliz e eu fiquei impressionado com o profissionalismo deste festival. Todas as músicas têm uma graça, uma personalidade, com ótimos intérpretes. Essa qualidade remete a boa música produzida no Pará, fugindo do que é feito comercialmente”, comentou o artista convidado.
Serviço: A Grande Final do 12º Servifest ocorre nesta terça-feira, 25, a partir das 20h, no teatro Estação Gasômetro, que fica no Parque da Residência, em Belém. Ingressos na bilheteria do teatro.
(Daniele Brabo-Ascom/EGPA)