Foi realizada na manhã de segunda-feira (04/08) a Aula Magna do Curso: Técnico em Secretaria Escolar do Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governo do Estado do Pará – ISEG-EGPA. O evento ocorreu na sede da autarquia e contou com a presença da presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, Ana Cláudia Serruya Hage, do Secretário Especial de Estado de Promoção Social, Alex Bolonha Fiúza de Mello, além do Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini dos Santos Filho.

A importância do papel do secretário escolar foi destacada por Ana Cláudia Hage. “Podemos dizer que ele é o coração da escola. A secretaria acadêmica é a alma da escola. Tudo que se passa nesse universo, desde a entrada até a conclusão do processo acadêmico do aluno, conferindo legalmente um diploma. O secretário escolar tem a importante responsabilidade pelo correto preenchimento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, alimentando informações importantes referentes ao fluxo de alunos junto ao MEC.
Serão 100 alunos, todos servidores públicos estaduais efetivos lotados na Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, distribuídos em 02 turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, com as aulas sendo realizadas na sede da EGPA. O curso é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a EGPA, para atender as necessidades de capacitação e qualificação dos servidores da secretaria. Está enquadrado na modalidade de curso técnico de nível médio, subsequente ao ensino médio, com duração de um ano e seis meses, totalizando carga horária de 1.350 horas – com integração curricular de 21 meses, distribuídas em de 1.200 horas para disciplinas e 150 horas para estágio supervisionado.

O Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini Santos Filho, comentou sobre a nova fase de atuação da autarquia. “Este é o primeiro programa do Instituto de Formação e Ensino Superior da EGPA, e marca uma nova fase. Passamos a atuar em um outro nível de formação, onde historicamente não atuávamos, mas principalmente, juntamente com a SEDUC, começamos a solucionar um problema que já se estendia há tempos que é a falta de formação para secretários escolares. Ruy Martini informou que a ampliação futura de vagas para esta formação já está sendo analisada. “Esperamos, dentro da maior brevidade possível ampliar este Número de vagas para atender, com a maior brevidade possível esta grande demanda de servidores que precisam desta formação., informou.

Ascom/EGPA

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE