Professores e técnicos em educação de 50 escolas da Região Metropolitana de Belém participaram da primeira oficina do projeto Florestabilidade, realizada na Escola de Governo do Estado do Pará, de 19 a 23 de abril.

O projeto pedagógico de sustentabilidade denominado “Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal” é destinado a professores e educandos das últimas séries do ensino fundamental (sétima e oitava) e ensino médio, da rede pública estadual. Tem como objetivos despertar vocações nos estudantes para carreiras ligadas ao manejo e gestão de florestas; difundir o uso sustentável; e ofertar recursos pedagógicos para professores da Amazônia abordarem e discutirem o tema nas escolas.

Criado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Fundo Vale e o Serviço Florestal Brasileiro, inicialmente, o projeto será desenvolvido em 200 escolas da rede estadual, distribuídas em vários municípios de regiões diferenciadas e que estão inseridos no programa Municípios Verdes, do governo federal. Em Belém, as dez escolas de tempo integral foram agraciadas.

Com um intenso cronograma, o projeto prevê oficinas com duração de 16 horas para a formação dos professores na metodologia e no uso dos materiais pedagógicos e na implementação do projeto nas escolas, além do apoio à implementação por meio de tutoria via internet.

A coordenadora do Florestabilidade, da Fundação Roberto Marinho, Lysa Ribeiro, defende que o projeto tem a missão de levar para dentro das escolas discussões que despertem nos jovens o entendimento sobre a floresta e sua importância enquanto patrimônio natural e cultural. “O Pará é um dos Estados com uma das maiores áreas de cobertura florestal conservada, então, para as gerações futuras, devemos firmar o interesse por este patrimônio e quem sabe despertar nestes jovens o interesse por áreas de manejo ou áreas afins que tenham como objetivo a preservação do meio ambiente”, frisou.

Para participar do projeto, os professores precisaram atender a alguns pré-requisitos, como: ser professor ou pedagogo da rede estadual; ter interesse em trabalhar com o tema de manejo e gestão de florestas em sala de aula como projeto pedagógico complementar; ter disponibilidade para participar das oficinas de formação; ter vontade de aumentar os conhecimentos com novas metodologias pedagógicas e querer fazer parte de uma rede de conhecimentos e colaboração para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Cerca de mil vagas foram ofertadas.

(As informações são da Seduc)

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE