A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) iniciou a programação 2013 dos cursos de qualificação do servidor público estadual nesta segunda-feira (4). Pela manhã, o diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, Raymundo Albuquerque, abriu a programação, que inclui 17 cursos, com carga horária de 20h, sendo cinco de informática.
A lista dos cursos programados para os meses de março e abril está disponível AQUI no site e as inscrições ainda estão abertas. Os cursos de qualificação ofertados pela EGPA são inteiramente gratuitos e voltados aos funcionários públicos estaduais, atendendo a diversos aspectos do serviço público, desde a área administrativa até as relações humanas.
Fotos: Cláudio Santos/Agência Pará
Solange da Luz, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está cursando uma capacitação pela primeira fez, e já planeja como aproveitará o conhecimento adquirido. “Escolhi o curso de Relações Interpessoais por conta do trabalho que desenvolvo na coordenação pedagógica de uma escola, e vai ser interessante aprender como lidar melhor com as pessoas, ouvir e entender para intervir nos problemas”, contou a servidora, que pretende continuar fazendo outras atividades na área de educação.
Na mesma turma, Antônio Carlos Teixeira, da Secretaria de Estado de Administração (Sead), observou que o aprendizado pode ser usado além do trabalho na instituição pública. “É muito proveitoso. O conhecimento daqui pode ser levado não só para o trabalho, como para o nosso dia a dia”, acrescentou.
O bombeiro Jeferson Evandro Marinho busca qualificação para ascender profissionalmente e melhorar cada vez mais os serviços que presta à população. “Já fiz vários cursos, pois vejo como complemento ao curso superior que estou fazendo. Eu busco aprimoramento nos princípios da administração pública, com a intenção de prestar melhores serviços. Na corporação, faço o serviço da melhor maneira possível, tratando bem as pessoas e tendo uma boa comunicação”, destacou o servidor, que está na turma de Elaboração de Editais e Termo de Referência.
Critérios
Neste primeiro bimestre letivo, a EGPA oferece mais de 70 cursos diferentes, além de 40 turmas para capacitação em informática. As aulas ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, e o material é distribuído em sala de aula. A falta no primeiro dia é eliminatória, exceto se comprovada por escrito em caso de problemas de saúde e viagem inesperada a serviço, certificada pela chefia imediata e pelo Agente de Desenvolvimento e Capacitação. A desistência e/ou eliminação do participante será comunicada ao órgão de origem.
Nesta semana, de 4 a 8 de março, são realizados os cursos de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos; Elaboração de Editais e Termo de Referência; Atendimento a Pessoas com Deficiência; Tributos Estaduais e Municipais; Relações Interpessoais no Trabalho; Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão Pública; Básico de Libra (Linguagem Brasileira de Sinais); Planejamento, Orçamento e Finanças; Redação Oficial e Gramática Aplicada; Auditoria Pública; Noções de Direito Constitucional; Informática Básica; Word (básico e avançado) e Excel (básico e avançado). Para os cursos da próxima semana (11 a 15), a EGPA inscreve até quinta-feira (7). Os demais cursos da programação prosseguem as inscrições até a quinta-feira anterior ao início das respectivas turmas.
A coordenadora de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais, Fátima Machado, disse que, para fazer a inscrição, o servidor efetivo do Estado deve procurar o Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC) da instituição onde atua. “Este agente é o servidor responsável, em cada órgão, por intermediar a comunicação com a Escola de Governo. Com ele estará a ficha de inscrição, que deve ser preenchida pelo servidor interessado no curso, assinada pela chefia imediata e, por fim, assinada pelo ADC e encaminhada à EGPA”, explicou.
Os servidores que estiverem de Licença Prêmio e/ou de Férias podem se inscrever de forma espontânea, imprimindo a ficha de inscrição disponível no site da EGPA e trazendo até a coordenação de cursos (CDHP), na sede da autarquia, assinada pelo ADC, juntamente com cópias do último contracheque e RG.
Serviço: Os cursos da grade regular são realizados na sede da EGPA, em Belém, na Avenida Almirante Barroso, 4312, bairro Souza. Já os cursos de informática ocorrem na Tecnoinf, localizada na rua Jerônimo Pimentel, 299, esquina com Almirante Wandenkolk. Mais informações podem ser fornecidas pela Coordenadoria de Cursos/Qualificação (CDHP) pelos telefones 3214-6842/ 3214-6811 e fax 3214-6813. O e-mail para contato é egpa.qualificacao@gmail.com.