A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) abre as inscrições para a programação 2013 de cursos de qualificação profissional, destinados aos servidores públicos estaduais. As capacitações têm carga horária de 20h e iniciam em março. Já está disponível a lista dos cursos que serão ofertados até o mês de abril. Confira:
>> Programação de Cursos de Informática
A Coordenadora de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais, Fátima Machado, aponta que para fazer a inscrição, o servidor efetivo do Estado deve procurar o Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC) da instituição onde atua. “Este agente é o servidor responsável, em cada órgão, por intermediar a comunicação com a Escola de Governo. Com ele estará a ficha de inscrição, que deve ser preenchida pelo servidor interessado no curso, assinada pela chefia imediata e, por fim, assinada pelo ADC e encaminhada à EGPA”, explica.
Os servidores que estiverem de Licença Prêmio e/ou de Férias podem se inscrever de forma espontânea, imprimindo a ficha de inscrição disponível aqui no site da EGPA e trazendo até a coordenação de cursos (CDHP), na sede da autarquia, assinada pelo ADC, juntamente com cópias do último contracheque e RG.
Neste primeiro bimestre letivo são mais de 70 cursos diferentes, além da oferta de 40 turmas para capacitação em informática. As aulas ocorrem nos turnos da manhã e da tarde. As qualificações atendem diversas áreas de atuação do serviço público, com cursos já tradicionais e bastante requisitados, como: Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos; Elaboração de Editais e Termo de Referência; Licitação de Contrato na Administração Pública; Formação de Pregoeiro: Presencial e Eletrônico; Redação Oficial e Gramática Aplicada; Cerimonial em Eventos Institucionais, dentre outros.
Na programação de março e abril há também cursos diferenciados, que atendem necessidades específicas, como: Noções de Segurança de Informações Virtuais; Políticas Públicas na Amazônia; Psicopatologia Forense; Elaboração de Projeto Político Pedagógico; Metodologia de Pesquisa Aplicada à Área de Saúde; Gestão Ambiental;Auxiliar de Serviços Gerais; e Administração de Frota de Veículos. Além disso, a EGPA disponibiliza cursos voltados para melhor atendimento à população e bem estar do servidor: Libras (básico e avançado); Atendimento a Pessoas com Deficiência; Relações Interpessoais no Trabalho; Saúde do Trabalhador no Ambiente de Trabalho; Oratória: Técnicas para se Comunicar em Público e Coaching no Serviço Público.
Dentre as qualificações em parceria com outros órgãos está o curso de Formação de Gestores, voltado para diretores de escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dividido em dois módulos. Na área da computação, o curso de Informática Básica trabalha o uso do sistema operacional Windows 7, permitindo ao servidor público uma introdução ao processamento de dados e aos recursos da internet. Também são ofertados cursos de Word, básico e avançado; e Excel, básico e avançado.
AULAS
Os cursos iniciam no dia 4 de março e o material de aula será distribuído em sala. A falta no primeiro dia é eliminatória, exceto se comprovada por escrito nos seguintes casos: problemas de saúde e viagem inesperada a serviço, certificada pela chefia imediata e pelo respectivo ADC. A justificativa apresentada será avaliada pela coordenação. A desistência e/ou eliminação do participante será comunicada ao órgão de origem.
Os cursos da grade regular são realizados na sede da EGPA, em Belém, que fica na avenida Almirante Barroso, 4312, bairro Souza. Já os cursos de informática ocorrem na Tecnoinf, localizada na rua Gerônimo Pimentel, 299, esquina com Almirante Wandenkolk.
Desde sua criação, em 2003, a EGPA vem dando prosseguimento ao propósito de qualificar o trabalho do servidor público, a fim de melhorar o funcionamento da estrutura estadual. A Escola de Governo tua como instituição de ensino que direciona seus esforços para oportunizar aos servidores públicos o desenvolvimento de suas potencialidades individuais e profissionais, através da qualificação técnica e da valorização.
No ano passado, por meio da implantação do Programa de Formação de Gestores e Qualificação do Servidor Público, a EGPA intensificou as suas ações, superando a marca de 19.600 qualificações em Belém e no interior do Estado, incluindo a oferta de oficinas, palestras e de cursos de pós-graduação na capital. Foi um aumento de aproximadamente 160% na quantidade de qualificações, em comparação a 2011.
Serviço - Informações sobre cursos e inscrições podem ser fornecidas pela Coordenadoria de Cursos/Qualificação (CDHP) pelos telefones 3214-6842/ 3214-6811 e fax 3214-6813. O e-mail para contato é: egpa.qualificacao@gmail.com.
(Daniele Brabo/Ascom EGPA)