A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Escola de Governo do Pará (EGPA), encerra nesta quinta-feira (6) o II Seminário Intersetorial Sobre Álcool e Outras Drogas, na sede da EGPA. O foco é o atendimento ao usuário e a importância da família e da escola como fatores de proteção.
O titular da Sejudh, José Acreano Brasil Júnior, disse durante a abertura do evento, na última terça-feira (4), que a questão das drogas é complexa, destacando o desafio para os órgãos que lidam com as políticas públicas nas esferas da saúde, educação, assistência, segurança pública, justiça e direitos humanos. A Coordenadora de Desenvolvimento de Habilidades Profissionais da EGPA, Fátima Machado, também compôs a mesa ministrantes do evento.
A abertura do seminário teve ainda a participação do deputado federal e relator da Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, Givaldo Carimbão, que falou sobre a proposta preliminar de alteração da Lei n° 11.343, da Política Nacional Sobre Drogas. “A porta de entrada das drogas é a bebida. Minha proposta para alterar a lei é proibir a propaganda de bebidas e anexar aos rótulos delas os malefícios, como foi feito com o cigarro”, disse.
O seminário contou ainda com as seguintes palestras: “Drogas no contexto escolar: da prevenção à intervenção”, “A segurança pública e o enfrentamento às drogas no Estado do Pará”, “Prevenir é educar” e “Um novo projeto de vida”. (As informações são da Agência Pará)
Fotos: Rodrigo Sávio / Ascom Sejudh