Faltavam ainda duas horas para o início da premiação, mas o editor eletrônico da Imprensa Oficial do Estado, Nilton Nunes Dias, já estava no Hangar, ansioso pelo momento de ser ser anunciado entre os 59 nomes escolhidos para representar seus respectivos órgãos na oitava edição do Servidor Nota 10. Há 27 anos no serviço público, Nilton saiu bem cedo do distrito de Outeiro, onde mora, acompanhado da esposa, para aproveitar cada minuto da cerimônia. “Agora sim, estou realizado. Esse prêmio é um reconhecimento que o Estado dá pra cada uma dessas pessoas que dedicam suas vidas ao serviço público, buscando atender seus colegas e o público sempre da melhor maneira. É uma imensa satisfação para mim ser escolhido para concorrer a esse prêmio”, declarou.
Criado em 2003 e retomado em 2012, após três anos de suspensão, o Prêmio Servidor Nota 10 é organizado pela Escola de Governança do Pará como forma de homenagear o funcionalismo, premiando aqueles que se destacam pela assiduidade, disciplina, iniciativa e responsabilidade. Para disputar o prêmio, os servidores podem se inscrever espontaneamente ou ser indicados pelo órgão/entidade ao qual estão vinculados, desde que atendam a dois pré-requisitos: que sejam efetivos e que não ocupem cargo de chefia. Em cada um desses órgãos é criada uma comissão de análise, responsável por avaliar e pontuar o desempenho das funções, elegendo o melhor.
Na noite desta terça-feira, os 59 servidores escolhidos receberam, cada um, prêmio em dinheiro no valor de mil reais, além de uma medalha alusiva ao concurso. “O servidor nota 10 é um exemplo clássico do conceito de meritocracia. É o reconhecimento àqueles que fazem a diferença e são exemplos de que é possível, sim, ter uma gestão eficiente e pró ativa do servidor”, disse Ruy Martini, diretor da Escola de Governança.
Auxiliar de serviços gerais do Hospital Ophir Loyola há 26 anos, Maria da Solidade Araújo, não conseguia disfarçar a emoção de ter sido escolhida como Servidora nota 10. “É uma felicidade única porque eu me vi hoje como alguém cujo trabalho é útil e importante, sempre respeitando a hierarquia e cumprindo com minhas obrigações. Esse prêmio é válido porque estimula outros funcionários a também fazerem um bom trabalho.”
Marco Antonio Ribeiro, auxiliar operacional de trânsito no Detran há 9 anos, afirmou que o reconhecimento por ser escolhido um Servidor nota 10 não tem preço. “Quando eu me inscrevi foi justamente pra ter esse mérito, e não pelo dinheiro. É muito bom se sentir útil, e promovendo essa valorização, o governo nos estimula a prestar um serviço cada vez melhor à população.”
Dona Virgínia de Castro, servidora há 28 anos do Estado, 23 deles na TV Cultura e os últimos cinco na Secretaria de Comunicação (Secom), como copeira, era só felicidade com seu cheque de mil reais, mas o orgulho maior era ver destacada em uma solenidade que reunia tantos prestadores de serviço como ela a dedicação no desempenho diário da função. “Ser servidora é acima de tudo cumprir com suas obrigações e acordar todo dia sabendo que serve às pessoas com prazer, sempre com sorriso no rosto.” O momento mais esperado da noite foi o sorteio que apontou, entre os 59 melhores, o Servidor nota 10. A escolhida desta oitava edição do prêmio foi a servidora Odinéia Rocha, que há 42 anos integra o quadro funcional da Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Não esperava ser sorteada. As pessoas da repartição me diziam que sou 'pé quente', mas eu não acreditava. Vou dar esse dinheiro para minha filha, de 30 anos, que está comprando um apartamento pra gente”, contou a servidora, que levou para casa um prêmio R$ 20 mil. Presente à cerimônia, o governador Simão Jatene fez questão de ressaltar o envolvimento emocional que o servidor público tem com o trabalho e lembrou o início da premiação. “Em 2003, quando a gente decidiu criar o prêmio Servidor nota 10, muitos duvidaram que ele pudesse vingar. A emoção de ver uma festa como essa, que reúne aquelas pessoas que dão verdadeiro sentido à palavra 'servidor público', e mais, o brilho no olhar dos que foram escolhidos para representar seus órgãos nos dá a certeza de que a criação desse prêmio foi, sim, uma boa iniciativa", destacou. E citou Fernando Pessoa para descrever o que entende ser o espírito do serviço público: "Acredito que o poeta tem toda a razão quando diz que 'tudo vale a pena se a alma não é pequena'. Essa alma grande é a marca de quem escolhe o serviço publico como razão de vida, mais do que uma simples opção de trabalho. Parabéns aos servidores nota 10. O meu desejo é que um dia todos os servidores desse Estado possam incorporar esse mesmo espírito para que tenhamos também um governo Nota 10”, declarou o governador.
Texto: Syanne Neno (Secom)
Fotos: Rodolfo Oliveira (Secom) e Fauso Mendes (NCS/EGPA)