Gestores e dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta do Estado estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 3, no Palácio do Governo, para o segundo encontro de alinhamento de ações voltadas à qualificação profissional. Na oportunidade, o diretor geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Ruy Martini Santos Filho, apresentou o projeto "Seminário Crise e Empregabilidade: Desafios e perspectivas no Estado", que será realizado nos dias 16, 23 e 28 de março, no auditório da autarquia, congregando gestores dos diversos órgãos da administração direta e indireta, com o objetivo de compartilhar informações sobre o atual cenário econômico nacional e estadual, de forma dinâmica.
A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS). "Este momento é fundamental para uma integração ainda maior entre os órgãos do Estado. Quando a gente alinha mês a mês os órgãos que têm ações de qualificação e toma conhecimento sobre o movimento do mercado de trabalho, podemos conduzir melhor as decisões e estratégias nesse momento de crise que o país atravessa. É fundamental regionalizar as ações para garantir que elas sejam focadas de acordo com o que o mercado está mostrando", enfatizou a titular da SEEIPS, Isabela Jatene.
"É fundamental regionalizar as ações para garantir que elas sejam focadas de acordo com o que o mercado está mostrando", destacou Isabela Jatene.
Conforme estimativas apresentadas pela Fundação de Amparo à Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), em 2015 o Brasil apresentou um saldo negativo na geração de emprego, com mais de 1.542 postos fechados. O Pará fechou o período com 37.828 mil pessoas desempregadas. Diante desse contexto, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), desenvolveram o projeto “Pará Profissional” e, com o apoio e articulação da SEEIPS, implantaram um grupo de trabalho que busca identificar junto às instituições estaduais programas voltados à criação ou manutenção de postos de emprego, promovendo, paralelamente, a integração dos órgãos da administração pública que têm em seus orçamentos recursos específicos destinados à qualificação profissional.
"O seminário é fundamental neste momento em que se trabalha a articulação dos órgãos da administração estadual em torno de um tema importante e oportuno, que é a empregabilidade no país e no Pará, em especial. Esta ação já é resultado de uma articulação concreta feita pela SEEIPS com os diversos órgãos do Estado e tenho certeza que marca o início de um trabalho que promete trazer bons resultados", disse Ruy Martini.
O seminário, que acontecerá no auditório da EGPA, terá como público-alvo gestores de todos os órgãos da administração pública estadual, que serão divididos em três turmas para atender de forma adequada todas as unidades. Todos os participantes receberão o mesmo conteúdo, apresentado em três palestras:
01 - Comportamento do emprego formal no Estado - Dieese/PA
02 - Situação econômica do país e seus impactos no Estado - Fapespa
03 - Programa Pará Profissional - Sectet
O seminário será realizado em três datas, sendo que a cada dia a programação contemplará 24 (vinte e quatro) secretarias, cada uma com até quatro representantes, totalizando 285 participantes.
Livia Alfaia
Escola de Governança Pública do Estado do Pará