Na manhã desta terça-feira, 07/10, foi entregue mais uma remessa de frascos para leite materno coletados na Escola de Governo do Estado do Pará - EGPA. O diretor-geral da autarquia, Ruy Martinio Santos Filho, fez a entrega de 31 recipientes ao Cabo Adriano e ao Voluntário Breno, do Projeto Bombeiros da Vida, que atua em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia no trabalho de arrecadação de leite materno.
A parceria da EGPa com a Santa Casa em prol desta corrente pela vida está completando dois anos. As doações de frascos de vidro, de produtos como café solúvel e maionese, até 250 ml, com tampa plástica rosqueável e resistentes à alta temperatura podem ser feitas em qualquer um dos três postos de coleta permanente que estão distribuídos nas dependências da autarquia - corredores e portaria. O leite materno armazenado pela Santa Casa salva milhares de bebês recém-nascidos todos os anos.
Segundo o Cabo Adriano, este tipo de frasco é utilizado, especificamente, por suportar a variação de temperatura, tanto para a estertilização quanto para o congelamento. Além disso, possui a entrada larga, o que facilita o manuseio. As tampas plásticas não sofrem despigmentação, evitando a contaminação do leite. "Após passar por todo o processo de esterilização, o frasco de vidro vai compor o kit amamentação, que é entregue às doadoras e é formado ainda por touca e máscara descartáveis", explicou.
De acorco com o responsável pelo Projeto Bombeiros da Vida, Sub-Tenente M. Souza, são realizadas, em média, 60 visitas diárias a doadoras de leite materno, para coleta, de segunda sexta-feira, no horário entre 07:00 às 18:00 horas. "Em cada visita são distribuidos de 3 a 4 kits amamentação, dependendo da produção daquela doadora", disse.
Telefones - A Santa Casa também disponibiliza os telefones 0800-7272-057 (no horário comercial) e (91) 4009-2311 (24 horas), para os interessados em doar recipientes ou mesmo leite materno possam agendar uma visita da equipe do hospital. O Projeto Bombeiros da Vida pode ser acionado também pelos telefones (91) 4009-2212 / 0375 / 2318, no horário comercial, para coletas.
Ascom/EGPA