“Sou do Pará” e “Baião Rasgado” são as canções vencedoras da eliminatória regional do 11º Servifest, realizada na Praça de Eventos do município de Bragança, nordeste paraense, na noite da última quinta-feira, 30. Ambas já estão classificadas para a grande final do festival, que acontece no mês de dezembro, em Belém.
O servidor da Secretaria de Saúde de Augusto Corrêa, Moacir Cardoso, faturou o segundo lugar nesta 3º etapa eliminatória do concurso, animando o público com “Baião Rasgado”. Mas a aposta na temática do orgulho do nosso Estado garantiu ao compositor e intérprete Joelder Ramos de Oliveira, que é servidor da Secretaria de Infraestrutura, o troféu de primeiro lugar no Servifest Bragança. Os troféus foram entregues pela cantora paraense Lucinha Bastos, jurada do festival, e pelo Diretor Geral da EGPA, Ruy Martini.
O público bragantino e dos municípios da região lotou a plateia do festival. Após as apresentações dos candidatos e o anúncio dos vencedores, a banda Banda Forro Nu Doze encerrou a noite com show embalado pelo brega, tecnomelody e outros ritmos legítimos do Pará.
Seis canções concorreram nesta etapa do Servifest, evento já é tradicional na valorização do talento do servidor público do Estado. Este ano, após uma reformulação, passou a abrir espaço também para os servidores municipais. Com eliminatórias em todas as regiões do Pará, antes de Bragança o festival havia passado em junho por Santarém, na região do Baixo Amazonas, e em julho por Soure, na ilha do Marajó.
Além das duas vencedoras, também participaram da terceira eliminatória as canções “Néctar Melante”, do compositor e intérprete Evandro Mesquita (Prefeitura – Bragança); “A Noite” do compositor e intérprete Edilson Borges Junior (Secretaria de Educação – Bragança); “Minha Casa”, do compositor e intérprete Vinicius Reis de Oliveira (Secretaria de Saúde – Bragança) e “Memórias Póstumas de um Velho All Star”, do compositor e intérprete Igor Henrique Santos Cordeiro (Polícia Militar - Bragança).
No total, seis canções já estão na finalíssima do concurso musical, que será composta por 14 candidatos, sendo os primeiros e segundos colocados de cada etapa. Por meio do Servifest, a arte dos servidores ganha reconhecimento com a disponibilidade de toda a infraestrutura de palco, som e iluminação para apresentações acompanhadas por uma banda-base. As canções finalistas são lançadas em CD e, desde o ano passado, em DVD, além dos prêmios em dinheiro.
REDENÇÃO
A próxima eliminatória será em Redenção, no sul do Pará. Servidores estaduais (ativos, inativos, efetivos, estáveis, temporários e comissionados) e, pela primeira vez os municipais, com talento para composição e interpretação musical, podem participar do festival, no entanto, é vetada parceria com pessoas que não sejam servidores públicos.
As inscrições para a etapa de Redenção iniciam em 31 de agosto e seguem até 28 de setembro, no Espaço Criando Saber e Arte, Setor Centro (Av. Santa Tereza, número 58). A proposta das etapas regionais é abranger os servidores dos municípios-sede e suas cidades próximas, sendo que os compositores e intérpretes só podem se inscrever pela região onde são lotados.
Para mais informações, em Redenção ligue para (94) 9158-4194, ou entre em contato com a Coordenadoria de Valorização da Cidadania da EGPA pelo telefone (91) 3214-6835/ E-mail: cvc1.egpa@gmail.com.
(Daniele Brabo - Ascom EGPA)