Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), a cerimônia de certificação da primeira turma do Curso Técnico em Secretaria Escolar, em formação realizada integralmente através do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG/EGPA). Ao todo, foram certificadas 57 pessoas, todas designadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para participar da formação. O evento foi transmitido via web pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

A certificação teve significado especial Isabela Milena Cassiano Figueiredo, secretária da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Alberto Gaudênsio Ramos, em Ananindeua, que foi homenageada com o Certificado de Honra ao Mérito pelo desempenho no curso. “Através do curso, tive a oportunidade de melhorar várias rotinas na secretaria da escola, além do aprendizado com os professores e a troca de experiências com os colegas de curso”, comentou Isabela Figueiredo.

Isabela Figueiredo recebe o Certificado Honra ao Mérito do diretor geral da EGPA, Ruy Martini

A importância do evento foi destacada pela secretária de educação, Ana Cláudia Hage. “Este momento é muito importante, uma vez que estamos certificando nossos secretários escolares, não somente como necessidade de regulamentação das escolas – já que é fundamental que o secretário escolar seja regularizado, como também pelo conhecimento que eles levam e todo o aprendizado que vai possibilitar um melhor atendimento ao aluno na escola”, disse.

A coordenação do curso esteve sob a responsabilidade do assessor Luiz Frederico Franco Pacheco e da técnica Daniela Fumie Yoshitome. “Vocês hoje são expoentes em termos de secretaria escolar. Todos os esforços e o investimento de tempo certamente farão diferença nos seus ambientes de trabalho”, parabenizou Luiz Pacheco.

  Turma pioneira - Esta foi a primeira turma certificada pela autarquia enquanto Instituto de Ensino Superior (IES). O credenciamento da Escola de Governança Pública do Estado como IES foi aprovado oficialmente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em 12 de dezembro de 2013, o que permitiu a implementação do Instituto de Formação Profissional e Superior da EGPA - ISEG/PA. A autarquia tornou-se, então, habilitada a oferecer para os servidores públicos, cursos de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, totalmente chancelados pelo Estado, bem como já ocorre com os cursos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Fundação Carlos Gomes. O instituto foi autorizado a ofertar graduação em gestão pública, segunda licenciatura plena em língua espanhola, e as suas próprias pós-graduações a nível de lato sensu.  O diretor geral da EGPA, Ruy Martini dos Santos Filho, fez um balanço das ações da Escola e parabenizou os concluintes. “Iniciamos em 2003 com programas de qualificação, formação lato sensu e ações de valorização. A partir de 2011, seguindo orientação do governador Simão Jatene, iniciamos projetos direcionados a missão maior da EGPA: formar gestores públicos. Hoje, é com orgulho que podemos dizer: atuamos em todos níveis de formação para o servidor público, com programas de graduação, pós-graduação, especialização e caminhamos na certeza de que conseguiremos implementar o sonhado mestrado em gestão pública”, destacou.  Ele acrescentou ainda que, em 10 meses de implantação, os cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Escola de Governança já alcançaram 10 municípios, com mais de 50 mil acessos. “Trabalhamos para ofertar ao servidor público o que ele merece de melhor em termos de formação profissional”, frisou.  Ruy Martini informou que o ISEG/EGPA se consolida com a certificação da primeira turma. “Já temos outras três turmas em andamento: duas na região metropolitana e uma no interior, com pólo no município de Santo Antônio do Tauá. Assim estamos atendendo a uma demanda antiga da Secretaria de Educação. Esta formação se reflete ainda, em uma melhor formação para as nossas crianças nas escolas”, finalizou.

Fotos: Rodolfo Oliveira (Agência Pará)

NCS/EGPA

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE