A cidade de Santarém, no Baixo Amazonas, recebeu neste final de semana a eliminatória regional do Festival de Música do Servidor Público (Servifest). A primeira noite de apresentações, no sábado (23) teve início às 20h30, na orla do terminal fluvial do município. Os shows continuaram no domingo (24), quando foram escolhidos os dois classificados para a final.
O 1º lugar foi para a música "Cantiga de Quintais", composta pelo servidor Wander de Andrade, da Seduc Santarém, e interpretada por Ádria Cristina da Silva, também da Seduc de Santarém. Já o 2º lugar foi para a canção "Isoca Toca no Céu", composta e interpretada por José Azevedo Aguiar, servidor da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém.
O concurso está em sua 11º edição e destaca o talento de servidores públicos como intérpretes e compositores. Com a nova proposta de dar oportunidade aos funcionários estaduais e municipais dos quatro cantos do Pará, o Servifest chegou à Santarém para realizar a primeira das seis etapas regionais que acontecerão ao longo do ano.
Candidatos da “Pérola do Tapajós” e municípios vizinhos subiram ao palco, de onde sairam os dois representantes para a grande final. Das 24 inscrições da primeira etapa, 16 canções foram selecionadas pelo corpo de jurados do festival, para serem apresentadas na primeira noite de shows da eliminatória. Na segunda noite, 8 canções com as melhores pontuações disputaram as vagas finalistas. Dentre as músicas classificadas para esta etapa, estiveram representantes de Santarém, Oriximiná, e pela primeira vez de Belterra, Terra Santa e Alenquer.
As eliminatórias regionais também vão acontecer em Soure, Altamira, Bragança, Redenção e Belém. Após todas as eliminatórias regionais, as 14 canções finalistas vão ser defendidas pelos intérpretes, junto com uma banda base, no dia 7 de dezembro, no Teatro Margarida Schivasappa (Centur), em Belém. Serão dois dias de shows, gravados em CD e DVD. Os vencedores do festival também vão receber prêmios em dinheiro, que somam R$ 55 mil.
O Servifest é uma realização do Governo do Estado, por meio da Escola de Governo do Estado do Pará, Secretaria Especial de Estado de Gestão, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santarém.
O 11º Festival de Música do Servidor Público conta também com o apoio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). A TV Cultura do Pará, o Portal Cultura e a Rádio Cultura FM vão transmitir, ao vivo, todos os shows das etapas eliminatórias.
Confira a ordem de apresentação das canções que participaram da Etapa Santarém:
José Azevedo Aguiar (Santarém) – “Isoca Toca no Céu” >> Finalista - 2º Lugar
Wander Barbosa de Andrade (Santarém) – “Cantiga de Quintais” >> Finalista - 1º Lugar
Fernando de Almeida Torres (Oriximiná) – “Poleiro”
Alessandra Rodrigues Maciel (Terra Santa) – “Menina Nina Seu Lar”
Géridi Henriques Rebelo (Alenquer) – “Vem Comigo”
Raimundo Nonanto Aguiar Oliveira (Santarém) – “Monalisa”
Francisco Carneiro de Sousa (Santarém) – “Vida Real, Tô Legal”
Francisco Junior dos Santos Coelho (Santarém) – “Viajante dos Igapós”
Aládio Carvalho Mourão e Ruimerson Santos Vilasboas (Santarém) – “Sabor de Pra Sempre”
Pedro Pimentel Simões Filho (Oriximiná) – “Maria”
Reginaldo Santos de Souza (Santarém) – “Amo Santarém”
Jonaso José dos Passos Dias (Oriximiná) – “Imaginário”
Joedson Luis Viana dos Santos (Belterra) – “O Nosso Amor”
Suane Cristina Soledade Correa (Belterra) – “Amar é uma Arte”
Anthenor Nascimento de Oliveira (Santarém) – “Meu Juá”
Jairo Pinto da Rocha (Santarém) - “A Amazônia é Nossa”
(Ascom/EGPA)