O Pará sai na frente na garantia dos direitos das crianças na primeira infância (0 a 6 anos de idade), com a realização da “Semana Estadual do bebê”, que acontece no período de 11 a 15 de junho, simultaneamente em Belém, Marabá, Santarém, Altamira e Soure. A iniciativa já foi realizada em outros estados brasileiros, mas é a primeira vez que acontece em nível estadual.
A abertura oficial da programação aconteceu na manhã da segunda-feira, 11 de junho, na Escola de Governo do Estado do Pará, e contou com as presenças da coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, do deputado federal Zenaldo Coutinho, do coordenador regional do Unicef, Fábio Atanásio e da vice-prefeita de Canela (RS), Lesli Oliveira.
Promovida pelo Governo do Pará, por meio do programa Pro Paz, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), a semana propõe a profissionais de saúde, nutrição, direitos humanos, educação e assistência social a troca de informações e o repasse de orientações às futuras mães, para garantir às crianças um ambiente de paz e segurança desde antes do nascimento e durante toda a primeira infância. As oficinas e palestras ocorrerão ao longo desta semana na Escola de Governo, localizada na avenida Almirante Barroso, em Belém
“Durante a semana serão realizadas várias ações voltadas para a questão da primeira infância, como o reforço do pré-natal, a importância de um parto seguro, do aleitamento materno e do Registro de Nascimento. É um momento importante para que os municípios envolvidos possam promover ações de capacitação que fortaleçam as redes de apoio à primeira infância”, enfatizou a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene.
Cerimônia abre programação de oficinas
A cerimônia de abertura das oficinas, que reforçou a parceria existente entre as instituições proponentes do evento, contou com a presença do coordenador do Unicef no Pará, Fábio Atanásio, do deputado federal Zenaldo Coutinho, da vice-prefeita do município gaúcho de Canela, Leslie de Oliveira, e da integrante do comitê gestor do Programa de Governo Pro Paz, Izabela Jatene.
Até a próxima sexta-feira, 15, a Escola de Governo (EGPA), em Belém, vai sediar diversas palestras e oficinas. Com o tema “A primeira infância em primeiro lugar”, o evento pretende estabelecer um ambiente de paz e segurança a crianças na faixa de zero a seis anos. As ações abertas à comunidade em geral e capacitações com profissionais das áreas de saúde, assistência social, direitos humanos e educação, dentre outras, iniciaram nesta manhã.
Por se tratar de um evento integrado, a programação da Semana do Bebê também acontece de forma simultânea nos municípios de Altamira, Marabá, Santarém e Soure. “É um evento desafiador, ousado, porque envolve cinco polos. Para um estado com dimensões continentais como esse, é um esforço imenso. E isso mostra o quanto o governo priorizou esta ação”, explica coordenador do Unicef no Pará, Fábio Atanásio.
Segundo a vice-prefeita do município de Canela (RS), Leslie de Oliveira, 379 municípios brasileiros já realizaram pelo menos uma edição da Semana do Bebê. “É muito bom ver realidades tão diferentes trabalhando as mesmas questões (relativas à primeira infância) de forma séria, compromissada. Parabéns ao Pará pela iniciativa, pois a população inteira é quem ganha”, ressalta. “A paixão pelo tema e sensibilidade pela vida motivaram a realização desta Semana”, define o deputado federal, Zenaldo Coutinho.
Durante a cerimônia, a representante do primeiro município brasileiro a realizar o evento entregou à Izabela Jatene o troféu da Semana do Bebê. A imagem homenageia pessoas que atuam, de forma efetiva, na promoção dos direitos da primeira infância em todo o país. “Parabenizo a todos os ‘amigos do bebê’. É uma grata satisfação estar aqui, pois são 13 anos de execução do projeto em Canela, mas ainda aprendemos com as experiências nos municípios de outros estados”, explica Lesli. Durante discurso de agradecimento, Izabela afirmou que “as reuniões semanais e a união de forças foram importantíssimas para a concretização deste projeto, que requer qualidade nas ações. Apostamos que tudo dará certo e que faremos a diferença”.
A programação também inclui emissão de Registro Civil de Nascimento, orientações de saúde bucal e imunização para crianças na faixa de 0 a 6 anos, nos bairros do Benguí, Sacramenta, Terra Firme, Jurunas e no distrito de Icoaraci. O Pro Paz levará às escolas palestras de prevenção à violência e abuso sexual.
Atividades artísticas e culturais, promovidas pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) também irão ocorrer em escolas, praças e nas comunidades. A Semana Estadual do Bebê encerra no próximo sábado (16) com uma caminhada pela paz e não violência, às 16h, com concentração na escadinha do cais do porto rumo à Praça da República.
Fonte: Agência Pará
Texto: Bruna Campos/Secom
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará