Cerca de 100 professores da rede pública estadual de ensino estiveram reunidos até hoje 06/02 (sexta-feira), na Escola de Governança do Estado do Pará - EGPA, participando do segundo módulo do Treinamento de Capacitação para utilizar em sala de aula o TELECURSO. O treinamento, que no Pará foi denominado MUNDIAR, é fruto de parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará, com a Fundação Roberto Marinho para adotar o Telecurso, e sua metodologia Telessala, nas escolas da rede pública em 85 municípios do estado do Pará. O objetivo é enfrentar o desafio da defasagem escolar idade-ano no estado, ou seja, a diferença entre a idade e o ano que o estudante deveria estar cursando.
Conforme explicou a coordenadora geral do Projeto aTelecurso junto à fundação Roberto Marinho, Tereza Farias, com a utilização da metodologia Telesala, o professor passa ser um mediador do conhecimento. "Ele passa a criar as condições para que o próprio aluno construa o seu conhecimento. Ele passa a ser um facilitador para os seus alunos. Este é o grande diferencial desta medotologia", explicou.
A capacitação é composta por 4 formações para os professores do Ensino Médio e 3 para o Ensino Fundamental . De acordo com a participantes também nos pólos de Santarém, Marabá e Castanhal, simultaneamente.
A parceria conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prevê a escolarização de 40.040 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Desde 2014, 2.077 estudantes participam do programa no ensino médio, e agora o Mundiar avança também para o Ensino Fundamental. O Projeto Mundiar Ensino Fundamental tem duração de 24 meses e para participar o estudante deverá ter a idade mínima de 13 anos. Já o Ensino Médio terá a duração de 18 meses letivos e o estudante deverá ter 17 anos ou mais.
Esta semana está foi realizada a formação do módulo II, para 226 educadores do programa para o Ensino Médio, em Belém, Castanhal, Santarém e Marabá. Na capital, os educadores participam da formação na Escola de Governo, das 8 às 18h, até 6 de fevereiro.
SOBRE O TELECURSO
O Telecurso é uma tecnologia educacional reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e adotada como política pública em estados e municípios. É utilizado para a aceleração de aprendizagem dos estudantes nos ensinos Fundamental e Médio; na Educação de Jovens e Adultos (EJA); como alternativa ao ensino regular em cidades e comunidades geograficamente dispersas e como reforço escolar por pessoas de todas as idades. Mais informações em telecurso.globo.com
MAIS INFORMAÇÕES :
Fundação Roberto Marinho
Adriana Martins (21) 32328864 / adriana@frm.org.br
Luciana Gondim (21) 32328921 /luciana.gondim@frm.org.br
NCS/EGPA