O Programa de Municipalização, que dissemina pelo interior do estado os cursos da Escola de Governo do Pará, encerra 2011 totalizando mais de 1.800 servidores qualificados. A Municipalização fechou o ano promovendo 511 qualificações nas cidades de Primavera e Capanema e retornando à Santarém.
Primavera fica no nordeste do estado, a 194 km de Belém, na microrregião bragantina. De 29 de novembro a 1º de dezembro a EGPA qualificou 131 servidores públicos da localidade, ofertando seis cursos: Qualidade no Atendimento ao Público, Relações Interpessoais, Gestão Pedagógica, Gestão Financeira Aplicada aos Conselhos Escolares, Humanização na Saúde e Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador. As aulas aconteceram na Escola Inocêncio Soares, no Pólo do Pró-Jovem e na Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade de certificação dos concluintes contou com a presença da Prefeita Cleuma Bezerra.
Capanema é a principal cidade da zona bragantina e também situa-se no nordeste do estado, a 160 km da capital. Neste município os cursos aconteceram de 28 de novembro a 2 de dezembro, capacitando 279 servidores com o quantitativo de sete cursos ofertados para 14 turmas. As aulas ocorreram nas dependências da Faculdade Pan Americana e a cerimônia de certificação foi realizada na sede do Clube de Diretores Lojistas de Capanema, com a presença de vereadores e secretários municipais.
Os servidores capanemenses puderam participar de capacitações em Básico de Secretariado na Administração Pública, Relações Interpessoais e o Desenvolvimento do Grupo, Licitação e Contratos na Administração Pública, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Cerimonial em Eventos Institucionais, Qualidade no Atendimento ao Público e Gestão de Informações em Documentos Públicos.
De acordo com gerente de Municipalização, Heleno de Paula, todas as ações giram em torno de um objetivo em comum. “O foco é o mesmo, ou seja, aumentar a eficiência do trabalho desenvolvido pelo servidor de forma a garantir um serviço público de melhor qualidade aos cidadãos”, frisou.
O Programa de Municipalização é realizado através de uma parceria entre EGPA e as prefeituras municipais. Neste projeto, a Escola de Governo fica responsável por todo o suporte acadêmico, como a formatação dos cursos, instrutores e certificação dos alunos. Por sua vez, a prefeitura participante assume o apoio logístico e estrutural, fornecendo espaço e organização para as aulas e inscrições dos servidores.
Este ano as ações do programa começaram no segundo semestre e atenderam os municípios de Marabá, Santarém, Capanema e Primavera. Pela primeira vez a EGPA vem desenvolvendo uma proposta de ações continuadas nos municípios visitados, para que haja a presença constante da capacitação. O objetivo é estabelecer periodicidade mensal para a oferta de cursos fora da capital.
Por este motivo, na semana de 28 de novembro a 2 de dezembro, Santarém recebeu capacitações pela terceira vez neste ano. A Municipalização retornou a cidade com os cursos de Gestão de Equipes na Administração Pública e Melhoria da Qualidade na Administração Pública. Com isso, mais 101 servidores foram certificados. As aulas ocorreram nas instalações do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC). Na primeira atuação em Santarém, em setembro, foram ofertados quatro cursos com temáticas exclusivas para servidores públicos recém empossados, gerando 666 capacitações. No primeiro retorno à cidade, 68 servidores foram qualificados com a oferta de dois cursos, no período de 24 a 27 de outubro.
SERVIÇO
Prefeituras de municípios paraenses interessadas em integrar as ações de Municipalização podem entrar em contato com a EGPA pelo telefone (91) 3214-6802 ramal 6892 e organizar a realização capacitações para o serviço público local.
Daniele Brabo - Ascom EGPA