Levando o projeto de Formação para Ingresso no Serviço Público, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) foi a Santarém, principal centro socioeconômico do oeste do estado, para a realização de qualificações em mais uma etapa do Programa de Municipalização. Quatro cursos e uma palestra, com temáticas exclusivas para servidores públicos recém-admitidos, ocorreram entre os dias 19 e 23 de setembro, garantindo a capacitação de 600 servidores do município, que iniciam carreira no serviço público.

A solenidade de entrega de certificados aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMS) e contou com a presença de autoridades locais como a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins; o presidente da câmara de vereadores, José Maria Tapajós; o secretário de Administração, Kássio Portela; o secretário de Infraestrutura, Raimundo Inácio Corrêa; e o vice-presidente do Sindicato dos Professores de Santarém, Raimundo Carlos de Assis.

De acordo com o coordenador do Programa de Municipalização da EGPA, Heleno de Paula, a proposta pioneira do projeto, de receber os novos servidores com ações de formação, foi bem avaliado pelos participantes e pela gestão do município. “Nosso objetivo foi o de informar melhor quem está entrando para o serviço público, quanto aos requisitos necessários ao bom desempenho de suas atividades. Ao mesmo tempo, nós procuramos destacar a importância desta pessoa para a eficácia da gestão pública”.

A ação foi composta por cursos de 20h, com turmas de capacitação em “Fundamentos da Administração Pública”, “Desenvolvimento de Habilidades Pessoais e Interpessoais”, “Gestão Pública Orçamentária” e “Convertendo Rotinas em Resultados Desejáveis”. As aulas aconteceram nas instalações da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós), no bairro Aeroporto Velho. As atividades foram encerradas na sexta-feira (23), com a palestra “Servidor Público - Uma Ferramenta Essencial”, ministrada das 8h às 11h, na sede do STPMS pelos instrutores que integraram os cursos formativos.

Esta foi a segunda etapa do Programa de Municipalização em 2011. A primeira ocorreu entre 29 de agosto e 2 de setembro, em Marabá, qualificando 649 servidores. A Municipalização é desenvolvida há oito anos e já registra mais de 20 mil qualificações, atuando com o propósito de multiplicar as atividades que ocorrem na capital para os servidores do interior paraense, tanto da esfera estadual quanto municipal.

Prefeituras de municípios paraenses interessadas em integrar as ações de Municipalização podem entrar em contato com a EGPA e organizar a realização capacitações para o serviço público local. Para contatar ligue (91) 3214-6802, ramal 6892, ou envie e-mail para municipio1.egpa@gmail.com .

Daniele Brabo - Ascom/EGPA

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE