O projeto de trilhas de formação a distância da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), o Capacita Servidor, abriu inscrições para mais 12 cursos. O projeto visa atingir os servidores públicos que atuam fora da capital com trilhas de formações organizadas a partir de eixos temáticos. As inscrições são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EGPA até o dia 02 de outubro.
O Capacita Servidor é um projeto de capacitação a distância da Escola de Governança que oferece trilhas de formação no Ambiente Virtual de Aprendizagem com temas voltados à gestão pública como: educação, segurança, governança e gestão patrimonial. Servidores públicos de qualquer esfera podem se matricular para os cursos ofertados.
“As trilhas de aprendizagem são uma metodologia que integra os diferentes formatos de conteúdo e torna o processo de aquisição de conhecimento algo dinâmico, com cursos integrados que garantem uma carga horária maior de formação para o servidor público”, explica o coordenador de educação a distância da Escola, Reinan Abreu.
Os cursos contam com a utilização de ferramentas de realidade aumentada, virtual e mista, e outras ferramentas que auxiliam os alunos em suas aulas, com momentos síncronos e assíncronos aplicando atividades práticas e dicas de teorias que facilitam a aplicação do conhecimento na rotina diária do serviço público.
“Os cursos EaD da Escola de Governança integram o nosso planejamento para possibilitar aos servidores públicos de fora da capital que aumentem seus conhecimentos dentro da formação continuada do Estado, que foca exatamente no dia a dia da gestão pública”, destaca o diretor da EGPA, Helvio Arruda.
As inscrições para o eixo de ‘Educação’ continuam abertas, com os cursos: Fundamentos e gamificação na prática-Conhecendo um novo ensinar gamificando; Ferramentas Google para aulas e gestão educacional - Presencial e virtual; Sala de aula invertida e o genially para uma experiência educacional - Ferramenta de animação e interatividade; Ferramentas e roteiros para webinários, reuniões, aulas abertas e usos de ferramenta em A.I.
Agora, os servidores também podem se matricular para o eixo ‘Segurança’, na trilha Melhores Práticas para a Segurança da Informação na Rotina do Serviço Público, que conta com os cursos:
- Introdução de segurança da informação (conceitos)- Servidor público 2.0 (mudança de mindset);
- Entendendo o ambiente Cibernético (imersão no desconhecido)- Credenciais de acesso no dia a dia (senha secreta);
- Melhores práticas no uso de tecnologias da informação na rotina (processos e procedimentos cotidianos - Por dentro do setor da segurança da informação de seu órgão);
- Consequências legais do mau uso da Tecnologia da informação - Introdução de segurança da Tecnologia da informação nos órgãos públicos (punições da LGPD e responsabilidade criminal no mau uso de informação).
Também estão abertas as inscrições para os cursos da trilha Compras públicas segundo a Nova Lei de Licitações (Nº 14.133/2021), do eixo ‘Compras Públicas’. São eles:
- Fase interna da licitação (ênfase na construção de documentos de instrução processual);
- Termo de Referência e pesquisa de preços segundo a Nova Lei de Licitações (Nº 14.133/2021);
- Dispensa e inexigibilidade segundo a Nova Lei de Licitações (Nº 14.133/2021);
- Fase pós-seleção (ênfase na contratualização e gestão e fiscalização da execução);
Para o eixo ‘Governança’, a trilha Planejamento Estratégico e Gestão de Indicadores no Serviço Público conta com os cursos:
- Caracterização da gestão pública - Relação entre governo e gestão pública;
- Planejamento na administração pública;
- Indicadores de qualidade no serviço público;
- Planejamento na prática - A importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na rotina da sua instituição.