Compromisso do Governo do Pará com a sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ONU-2030, foram tema do workshop realizado nos dias 29 e 30 de junho, em São Paulo, e que contou com a participação da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), por meio do seu Laboratório de Inovação.
Com a temática “Governança e as Responsabilidades das ODS”, o evento foi promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e a EGPA esteve presente apresentando um resumo das atividades realizadas pelo órgão no último ano, com destaque para o design instrucional e inovação como facilitadores dos ODS em um modelo pedagógico de ensino via plataformas digitais educacionais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola.
Desde que o Governo do Pará assumiu o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a EGPA vem articulando ações em cumprimento aos ODS, com o objetivo de atuar como um local de promoção da gestão pública sustentável alinhada aos ODS da Agenda 2030 no serviço público paraense.
“Neste primeiro semestre concluímos a agenda de atividades como instituição credenciada a Rede ODS Brasil, contando com a participação expressiva de servidores e autoridades de instituições públicas de todo o país. Em julho, publicaremos nosso plano de ação institucional para o próximo Planejamento Plurianual”, destaca Reinan Abreu, coordenador do Ensino a Distância e do Laboratório de Inovação da EGPA.
Investimento em formação sobre os ODS
A EGPA possui a missão institucional de ser um ambiente formativo para os servidores públicos do Pará, atuando como ferramenta para criação e difusão do conhecimento, além de ser impulsora do desenvolvimento econômico e do bem-estar social, através da capacitação de servidores públicos municipais e estaduais.
Pautada nesta missão, a Escola de Governança investe também em oferecer cursos para os servidores públicos estaduais voltados exclusivamente para a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ainda em 2022, foi ofertada a turma a distância “Repositório Educação Híbrida: Resiliência, Equidade, Qualidade de Vida do Servidor e Sustentabilidade em Conformidade com as Agendas ODS" e, na última semana de cursos livres do primeiro semestre de 2023, mais de trinta servidores também participaram do curso presencial “Objetivo e Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) na Gestão Pública”.
Paulo Souza, que atua na Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), foi um dos alunos da turma presencial e ressaltou a importância da iniciativa. “Somos servidores do Estado e precisamos nos apropriar deste tema. Cursos como este são uma oportunidade tão relevante e que vem ao encontro das discussões atuais”, disse.
Uma nova turma está prevista para o segundo semestre e os órgãos que desejam solicitar um curso específico para seu quadro de servidores sobre os ODS também podem solicitar para a Escola.
“A capacitação é o início de tudo e todos os órgãos do Estado tem muito a acrescentar no trabalho que o Governo do Pará realiza alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, a EGPA está de portas abertas”, afirma a diretora geral da Escola, Elisangela Jorge.