Professores contratados para atuarem no processo de reestruturação dos cursos livres da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) participaram na manhã desta sexta-feira (16) do Workshop de Instrutores, para elaboração de e-books dos cursos da EGPA.
Ao longo do primeiro semestre de 2020, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências e Habilidades desenvolveu um novo desenho institucional e acadêmico de cursos e de forma de trabalho, apresentando 11 áreas de atuação da EGPA, que integram todas as ações e demandas nos diversos segmentos relacionados à proposta da educação continuada, além de programas formativos dentro de cada área, com cinco cursos de destaque, compondo 100 horas aula e disponibilizando ao servidor público um certificado de formação complementar.
Neste processo, foi definido que todos os cursos terão um ‘e-book’ (livro digital em suporte eletrônico) ou apostila de referência base, que será desenvolvida pelos conteudistas, mas serão propriedade da Escola de Governança, para serem utilizados ao longo da Gestão institucional.
“Reunimos com os professores que irão elaborar os 80 ebooks que irão padronizar de forma sistematizada a oferta de cursos, a partir de um portfólio que está sendo finalizado. Apresentamos aos professores nossos objetivos com o material e avaliamos este momento de forma muita positiva, com a construção de produtos de qualidade que irão qualificar ainda mais nossos servidores”, destaca Laurimar Farias, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública (CDHP).
A ementa e os objetivos estratégicos do novo modo de trabalho estarão expressos neste material, mas cada professor terá a possibilidade de complementar suas aulas.
Para Gabriel Peixoto, responsável pela produção do material sobre a Plataforma +Brasil, a iniciativa da EGPA de reunir os conteudistas para uma reunião é proveitosa para apontar as orientações para o trabalho e sanar dúvidas. “A reunião foi fantástica, pois para os professores que irão ministrar os cursos, o suporte dos materiais que iremos desenvolver é essencial”, disse.