Durante todo o mês de janeiro, equipes da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) estiveram preparando relatórios para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da EGPA, que será realizado em um evento de imersão com todo o corpo de servidores da Escola nos próximos dias 12 e 13 de fevereiro.
Nas reuniões de balanço do ano de 2019 foram escolhidos relatores para trabalharem de maneira prévia nos temas que serão debatidos. Os relatores tem o papel de apresentar a postura da EGPA dentro do tema determinado e como este trabalho deve ser desenvolvido a partir de estudos e exemplos, apresentando também uma proposta para que isso seja implantado na Escola. Nesta sexta-feira (7) os relatores se reuniram para uma apresentação prévia e feedback.
“Durante a imersão, iremos separar os servidores da EGPA em grupos de trabalho, que irão discutir e desenvolver as propostas dos relatores, que foram finalizadas nesta reunião de hoje”, explicou Luciana Ferreira, coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE).
Os temas abordados serão: Papel e perfil dos ADCs; Desing Institucional (metodologia de organização dos cursos); Plano de ensino/Informativo do Futuro; Avaliação de Ensino; Papel e perfil dos docentes para a EGPA; Comissão própria de avaliação (CPA).
Para a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho, esta reunião é importante para que os grupos já estejam organizados para o direcionamento das discussões. “Este momento é para uma preparação prévia para que, durante o encontro, possamos alcançar nosso objetivo, de finalizar a imersão com um produto”, disse.
Sobre o PPI – O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da EGPA é um documento que tem como objetivo orientar o desenvolvimento e a valorização dos recursos humanos, criando e sustentando bases estratégicas de ação.
Como um documento de caráter colaborativo, o PPI deve ser constantemente submetido À discussão e avaliação dentro da própria Escola de Governança. Este é um projeto que, ao ser desenvolvido, possibilita a criação de estratégias para o desenvolvimento das ações educacionais que estejam vinculadas a uma concepção pedagógica democrática e participativa.