Proporcionar qualidade de vida como aliado fundamental no tratamento do câncer. Esta é a missão do Instituto Ronald Macdonald e Associação Colorindo a Vida, que na manhã de hoje (segunda-feira, dia 22/12) recebeu brinquedos doados pela Escola de Governo do estado do Pará – EGPA.
As doações fizeram a alegria das crianças e foram entregues por funcionários da autarquia.
O instituto foi inaugurado em 26 de junho de 2012 e desde então já atendeu a aproximadamente 170 crianças. Presidido pela professora Dirce Maria Cury Wagner, tem capacidade para abrigar 35 pacientes com acompanhantes. “Todos são pacientes do interior do Estado, em tratamento no Hospital Ofir Loyola - HOL, mas acolhemos também crianças e adolescentes dos estados próximos como Maranhão e Piauí e Amapá. Cerca de 90 por cento dos casos são de leucemia”, informou a gerente da instituição, Alberlice Cunha. A faixa etária dos pacientes varia entre 03 a 16 anos. O tratamento contra a doença dura, em média, 05 anos. “Logo no início do tratamento os pacientes ficam conosco por 09 meses, sem retornar ao município. Só retornam para as festas de final de ano com o consentimento dos médicos do hospital”, explicou.
No Brasil, funcionam apenas 06 institutos: 01 no Rio de Janeiro, 04 em São Paulo e 01 em Belém.
DOAÇÕES
A instituição conta com 18 funcionários e disponibiliza refeitório, lavanderia, material de higiene pessoal e fraldas descartáveis, além do transporte para o HOL e passeios programados. “Todas as doações são muito bem vindas, pois a nossa rotatividade aqui é intensa”, explicou Dirce Wagner. Os interessados em fazer doações do Instituto Ronald Macdonald e Associação Colorindo a Vida pode ligar para o telefone (91) 3081-5130 ou ir até o instituto, localizado na Rua Mariano nº 123, esquina com Avenida João Paulo II, bairro Castanheira.