Um trabalho acadêmico sobre o programa ‘Territórios pela Paz (TerPaz)’, produzido pela equipe do Observatório de Governança, o grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), foi publicado na última semana na Revista International Journal of Development Research. 

Foto: NCS/EGPAAlém da oferta de cursos e eventos de valorização, para o desempenho com eficiência de serviços à sociedade, uma das principais áreas de atuação da EGPA também é a pesquisa, como embasamento para o desenvolvimento de políticas públicas no estado. “Nosso centro de pesquisa tem como objetivo subsidiar os gestores nas tomadas de decisões e colaborar com o planejamento de políticas públicas que atendam melhor a população”, explica Gisele Miranda, diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior da EGPA. 

Com o título "Capacidades e competências dos gestores públicos: uma análise do programa territórios de pacificação (TerPaz)", o trabalho publicado foi desenvolvido durante a fase inicial de implantação do TerPaz, ainda em 2019, no momento em que os grupos estavam se estruturando e as secretarias estavam iniciando o desenvolvimento dos projetos dentro do programa.

“Nosso objetivo com o trabalho foi contribuir com a identificação de grupos de competências e habilidades que se destacavam entre os gestores das secretaria e fundações da administração direta e indireta do governo Estado que compõem da Câmara Técnica Intersetorial, e outras que precisariam ser reconfiguradas ou inseridas entre eles, especialmente processos tecnológicos e de desenvolvimento de processos”, afirma o Dr. Sérgio Gomes, pesquisador da EGPA e coordenador do Centro de Pesquisas. 

Além do Dr. Sérgio, foram autores do trabalho os pesquisadores da EGPA Laurimar De Matos Farias e Flavio Heleno Solano Reis, Arnaldo José de Miranda, do PCT Guamá, Dr. Luciana Rodrigues Ferreira, da Escola Fazendária e o diretor-geral do Núcleo de Relações Institucionais e da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz, da Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), Julio Alejandro Quezada Jélvez.

A pesquisa atua como uma contribuição para o processo de gestão do programa. “O resultado da pesquisa nos indicou a necessidade de organizarmos cursos de qualificação em nível de pós-graduação e, neste sentido, estruturamos um MBA sobre gestão estratégica de projetos em parceria com o IFPA, que está, ainda, transitando nas instâncias administrativas dessa instituição. A partir do levantamento surgiu a possibilidade de escrever um artigo para publicação cujo resultado está ai publicado na Revista International Jounal of Development Research”, destaca Alejandro. 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE