Ser servidor público não é somente estar a serviço da administração pública. O trabalho desenvolvido por este profissional deve ser entendido como um contínuo acréscimo à sociedade e a si próprio, como cidadão. Diante de tamanha importância, no dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público, data instituída através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, e enfatizada em 1939, com a criação das leis que regem os direitos e deveres destes funcionários, contidas no decreto nº 1.713.

Exemplificando a presença fundamental do servidor na esfera pública, seja federal, estadual ou municipal, o caso de uma servidora demonstra a necessidade de sempre trabalhar a valorização e qualificação destes profissionais.A administradora Renild Machado Barros, de 45 anos, é pós-graduada na área da educação e servidora municipal em Marabá, atuando na secretaria de saúde. Ela participou de quatro qualificações oportunizadas pela Escola de Governo naquela cidade, através do Programa de Municipalização. Já no primeiro curso, Renild se sentiu motivada a aplicar o conhecimento adquirido, de forma mais abrangente. “A partir do primeiro curso sobre Excelência no Atendimento ao Público, em 2005, me senti responsável enquanto servidora, de me aprofundar no assunto e fazer a diferença no meu ambiente de trabalho. Me senti estimulada a realizar oficinas sobre o assunto e também a buscar um MBA em gestão de pessoas, para conhecer e pesquisar melhor sobre atendimento ao público”, conta a servidora.

Tendo como objetivo viabilizar qualificações que atendam às necessidades dos servidores, a EGPA beneficia a gestão pública, estimulando o melhor desempenho das ações para a sociedade. O servidor empenhado em realizar o seu trabalho com eficácia encontra nesta instituição o conhecimento de forma prática e dentro da realidade de cada setor de atuação. Compreendendo este princípio, Renild passou a buscar o aprimoramento. “Se a Escola de Governo existe, partiu de um sonho em que a rotina pública pode ser diferente apesar das dificuldades. Algo pode acontecer de forma inovadora para dar continuidade com eficiência nas atividades dos órgãos públicos”, considera.

Em 2011, quando o Programa de Municipalização esteve novamente em Marabá, Renild mais uma vez procurou capacitação e integrou a turma de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. “Tentei absorver o máximo das oportunidades, tendo em vista que não é todo dia que temos cursos desta magnitude em nossa cidade”. Ela destaca a utilidade de cada qualificação para a sua vida profissional: “No curso de Redação oficial e gramática aplicada (2005), pude perceber o quanto precisava melhorar a forma de escrever quanto às normas de redação oficial. No mesmo ano fui ouvinte em uma capacitação sobre a voz, quando atuava como professora de inglês. Passei a fazer os exercícios de voz e mudei minha alimentação. Aprendendo sobre Excelência no Atendimento ao Público fui impulsionada a fazer uma socialização através da ‘I Oficina de Atendimento ao Público com Excelência no Ambiente Fundação Casa da Cultura de Marabá-PA’”.

PROJETO

Os cursos despertaram em Renild a necessidade de desenvolver algo para contribuir com resultados mais eficazes no serviço prestado a sociedade. Então, ela escreveu o projeto A Importância da Dinâmica de Grupo para o Atendimento ao Público com Excelência, o qual está em fase de estudos para ser implantado. “As capacitações me beneficiaram com ideias inovadoras. Este projeto consiste na motivação através das dinâmicas de grupo, para melhorar a aplicabilidade da prestação de serviço público”, descreve a servidora.

Com o projeto, Renild pretende transmitir sua motivação aos demais servidores, porém, acreditando que ainda falta interesse de alguns em colaborar com o aperfeiçoamento contínuo da administração pública. Com o subsídio dos cursos da Escola de Governo, ela pretende colaborar com a mudança desta situação. “A EGPA é a ferramenta para nos dar parâmetros educacionais e sociais de nossa ação como servidores. Cabe a cada um aproveitar a oportunidade e analisar o que pode ser feito no seu ambiente de trabalho”.

Daniele Brabo-Ascom/EGPA

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE