Servidores do município de Ourém, distante 182 kilômetros de Belém, participaram do Programa de Municipalização no período de 21 a 25/05. A formação levou seis cursos e certificou cerca de 200 concluintes. Na ocasião renovado o acordo de cooperação técnica com a EGPA.
A satisfação em estar concluindo com êxito a formação foi destacada pela servidora da secretaria municipal de saúde há 06 anos, Mauriane Ribeiro. "Esta semana foi muito importante para nós, que tivemos a oportunidade de adquirir este conhecimento através da Escola de Governança Pública, porque nós seremos multiplicadores deste aprendizado e desta forma, poderemos prestar à sociedade serviços com mais eficiência e qualidade", frisou.
"É muito importante para todos os municípios do Estado que a EGPA esteja atuando in loco, oferecendo as mesmas oportunidades de capacitação que são disponibilizadas ao funcionalismo público que atua na capital", destacou o diretor geral da autarquia, Danilo Alho. Ele acrescentou que o programa se destaca ainda, por diminuir as diatâncias que muitas vezes impedem os servidores em participar das formações que acontecem na sede da Escola de Governança Pública. "Levando a equipe de técnicos e instrutores até os municípios, conseguimos alcançar um maior número de servidores, atendendo pontualmente às suas necesidades e facilitando o acesso a uma capacitação adequada", concluiu.
A parceria com a EGPA foi destacada pelo prefeito Waldomiro Fernandes Coelho Júnior (Junhão). "É através da união de esforços entre a prefeitura e a Escola de Governança que foi possível alcançar com qualidade, este número significativo de concluintes. A EGPA nos traz cursos de qualidade, com profissionais eficientes e desta forma, podemos disponibilizar ao nosso município serviços públicos mais eficazes", comentou.
O programa mereceu elogios também do instrutor Ítalo Abati, responsável pelos cursos "Licitação e Contratos na Administração Pública" e "Formação de Pregoeiro: presencial e eletrônico". "É uma ação inovadora, a nível da admionistração pública, que traz benefícios a nível de capacitação técnica para os servidores municipais. É aí que vemos o retorno do recurso que já é empregado no Estado, para os servidores públicos", frisou.
Foram ministrados ainda: "Básico de Libras e Educação Inclusiva", com a instrutora Maria da Paixão da Silva Ribeiro da Cruz, "Redação Oficial e Gramática Aplicada" e "Técnicas de Elaboração de Relatórios, com a instrutora Cynthia Rejane da Silva Pinheiro.
RENOVAÇÃO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
Na ocasião, foi renovado por 02 anos, o Acordo de Cooperação Técnica entre a EGPA e a prefeitura municipal, que permite aos servidores municipais o acesso a todas as ações, programas e projetos desenvovidos pela autarquia.
NCS/EGPA