Acompanhando as ações da segunda experiência de governo itinerante, a Escola de Governo do Pará (EGPA) levou, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, nove cursos de qualificação para o município de Marabá, sudeste do estado. Foi o início do Programa de Municipalização de 2011, voltado para os servidores públicos do interior, tanto da esfera estadual quanto municipal.

Com o propósito de estender o alcance das capacitações ofertadas em Belém para os outros 144 municípios paraenses, o Programa de Municipalização surgiu junto com a criação da EGPA, em 2003. Desde então, vem multiplicando as atividades que ocorrem na capital. Ao longo de oito anos, mais de 20 mil servidores lotados no interior do Pará já foram qualificados.

De acordo com o coordenador do Programa de Municipalização, Heleno de Paula, 649 qualificações foram alcançadas durante a temporada em Marabá. “Quando a gente oferece cursos no interior, a procura pelos servidores é intensa, porque eles sentem falta da chegada desse tipo de capacitação até eles”.

As aulas acontecerão em três escolas da cidade, situadas na Velha Marabá: Mendonça Vergolino, Plínio Pinheiro e Judith Leitão. Os cursos ofertados foram: relações interpessoais, secretariado escolar e básico, técnicas de arquivo e protocolo, elaboração de projetos e captação de recursos, qualidade no atendimento ao público, humanização na saúde, gestão pedagógica, qualidade da voz e oratória e gestão financeira aplicada aos conselhos escolares

A solenidade de encerramento da programação aconteceu na Escola Municipal Judith Leitão e contou com a presença do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, e dos secretários municipais de administração, José Nilton, e de saúde, Joelma Sarmento.Clique aqui e veja as fotos.

CONTINUIDADE

Este ano, a Municipalização começa a ter um diferencial. A Escola de Governo pretende voltar a Marabá com o intuito de dar extensão às ações de qualificação, estabelecendo uma continuidade do programa, com a oferta de outros cursos. “Queremos que o programa deixe de ser uma ação pontual - com início, meio e fim - e passe a ser constante. Queremos ampliar o alcance da qualificação no Estado, de forma permanente”, explica o diretor geral da EGPA, Ruy Martini.

Em breve, a Municipalização também vai ofertar, além dos cursos livres, o Programa Formativo em Gestão Escolar, voltado especificamente para os servidores da educação. Prefeituras interessadas em integrar as ações de Municipalização podem entrar em contato pelo telefone (91) 3214-6892 e solicitar o serviço.

Daniele Brabo/Ascom EGPA

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE