EGPA e Banco de Leite da Santa Casa trabalham em conjunto em plataforma de transmissão on line

 

09/06/2020 16h12 - Atualizada hoje 16h42
Por Etiene Andrade (SANTA CASA)

Foto: FSCMP / ASCOM“Amamentação e doação de leite humano em tempos de Covid-19” foi o tema da  live do Banco de Leite Humano da Santa Casa, transmitida na manhã desta terça, 09, pelo Youtube e pela plataforma da EGPA. Coordenadora do Banco de Leite, a nutricionista Cynara Souza falou sobre a amamentação; a nutricionista Vanda Marvão explicou aspectos relacionados à doação de leite; e a cabo Carlena Figueiredo, coordenadora dos Bombeiros da Vida, abordou a coleta do leite. A mediação foi de Reinan Abreu, coordenador do Laboratório de Inovação e de Educação a Distância da EGPA.

Foi a primeira transmissão ao vivo do Banco de Leite na internet, uma experiência que a equipe pretende repetir e ampliar. 

“Eu achei essa experiência fantástica. Foi a primeira vez que trabalhamos dessa forma, levando a informação de que é seguro amamentar e doar em tempos de pandemia. Essa foi uma maneira de dar oportunidade para pessoas de outros municípios e até de outros estados, por meio de dois canais de acesso pelos quais a live foi disponibilizada - a plataforma da EGPA e o Youtube. Isso já nos fez pensar em novos projetos para que a gente consiga abranger toda a Rede Pará, uma vez que temos uma ferramenta à disposição dos servidores para esse tipo de trabalho”, disse Cynara Souza.

Diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho informou que a live é apenas o ponta-pé inicial para outras ações do BLH em parceria com a EGPA.

“Vejo que esse trabalho do Banco de Leite é uma verdadeira missão e a Escola de Governança está à disposição para desenvolver o que é bom e melhora a qualidade de vida da população. Elaborem uma proposta de capacitação para que a gente possa colaborar”, incentivou a gestora.

CAPACITAÇÃO

A programação faz parte das ações que a Escola de Governança do Pará (EGPA) vem realizando por meio de uma plataforma on line, voltada para capacitações em várias áreas e disseminação de conteúdos informativos de relevância social. O tema da amamentação e doação de leite humano foi escolhido por já haverem demandas, junto à EGPA, sobre o assunto e também pelo fato da Santa Casa estar intensificando, desde o dia 19 de maio, Dia Nacional da Doação de Leite Humano, suas campanhas para a captação de doadoras para o Banco.

“Nós temos por quadrimestre uma grade de seminários virtuais, lives e de produção de conteúdos. Para definir os temas que vamos trabalhar, nós disponibilizamos alguns questionários para os servidores públicos, perguntando quais são as temáticas que eles gostariam que a escola desenvolva cursos e aí nós iniciamos pelos seminários virtuais e palestras e depois produzimos um curso”, explica Reinan Abreu. Ele destacou que os temas, além de interessarem à qualificação dos servidores, têm grande importância para a população.

“Esse tema foi uma proposta levantada por servidores da área de assistência à saúde, ao mesmo tempo em que a Santa Casa já tinha uma proposta temática voltada para a sociedade. Estamos trabalhando cada vez mais conteúdos para que a população tenha informações que melhorem suas vidas”, ressaltou.

O link para acesso à live do Banco de Leite no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=zutr_5_HCac

O Banco de leite da Santa Casa está cadastrando doadoras de leite e também precisa de recipientes para armazenar e processar o leite doado (vidro como os de café solúvel com tampa de plástico). Para mais informações, ligue para: 4009-0375/4009-2212/4009-2311 ou para 98899-6326 (WhatsApp e telefone), no horário das 8h às 18h.

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE