Foto: Ascom / EGPA

Inovação é a palavra que está guiando o trabalho da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e, com a implementação do Laboratório de Inovação (LabInov), a EGPA espera alcançar todas as secretarias com esta ideia. Por isso, a partir desta quarta-feira, os servidores da Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) estarão imersos neste tema, realizando uma oficina totalmente online, oferecida pela EGPA por meio do LabInov. 

A oficina, com o tema “Criatividade e Inovação com Desing Thinking”, já foi oferecida pela EGPA anteriormente, completando a terceira turma de inscrições livres nesta semana, mas além de oferecer as oficinas de caráter livre e com inscrições abertas, a EGPA também trabalha com oficinas solicitadas pelos órgãos, para a capacitação de seus servidores. 

Este foi o caso da Luiza Tuma, diretora de saúde ocupacional da Seplad, que solicitou a capacitação para os servidores do seu núcleo, com o objetivo de imergir na cultura de inovação. 

 

“Esperamos que com esta oficina tenhamos ideias, práticas e ações inovadoras, e para isto a nossa equipe precisa estar integrada, trabalhando e agindo juntos. O curso tem estes grandes aspectos relevantes para aqueles que integram a diretoria de saúde ocupacional”, disse Luiza.

A servidora sugere a atividade para todos os servidores públicos. “Vejo a importância de exercitar a inovação, criatividade, elaboração e implementação de novas práticas na gestão pública. É fundamental que nós estejamos sempre à frente do que está acontecendo, para que possamos trazer bons resultados para o funcionalismo público”, afirma. 

Para a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, é fundamental apresentar cursos com novos formatos para facilitar a capacitação dos servidores paraenses. “A Escola de Governança, durante toda a pandemia, tem realizado ações voltadas com maior intensidade para a questão da inovação, e a realização desta oficina via web conferência atende exatamente a esta necessidade, neste momento em que não podemos realizar cursos presenciais e não podemos fazer aglomerações”. 

Para obter os cursos do LabInov, os órgãos estaduais devem solicitá-los, por ofício, ao gabinete da Escola de Governança, com antecedência, mínima, de 15 dias. “Temos muitas oficinas que podem ser oferecidas pelo Laboratório de Inovação e o processo de demanda é bem simples. A partir da chegada do pedido, a gente reserva as datas para a secretaria organizar o curso. Procuramos ao máximo facilitar este processo, para que todos possam participar”, explica Isadora Vale, assessora de inovação da Escola de Governança e responsável por ministrar as oficinas do LabInov. 

Além da oficina de Criatividade e Inovação com Design Thinking, também estão disponíveis os temas: Produtividade e gerenciamento de tarefas com TRELLO; Facilitador de reuniões online; Introdução a novas ferramentas digitais.

Todos os servidores que concluírem as oficinas receberão certificados, assim como acontece nos cursos  presenciais da Escola de Governança. 

LabInov O LabInov é um dos projetos que a Escola de Governança implementou em 2020, para atuar de maneira mais inovadora dentro do seu papel de qualificar os servidores e desenvolver ações que superem os desafios específicos da gestão estadual. Além das oficinas, o Laboratório de Inovação da EGPA também promove ações de parcerias com outras secretarias, além de uma transmissão ao vivo no canal do Youtube da Escola de Governança (https://www.youtube.com/channel/UC43pJCpI3Jh6LQEjCIYThlA), sempre às quartas-feiras, trazendo especialistas sobre temas relacionados à inovação no serviço público. 

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE