O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), promoveu nesta sexta-feira (23) a cerimônia de premiação dos vencedores da 3ª e 4ª edições do concurso “Olhar de Servidor”. O evento, que visa valorizar o trabalho dos servidores públicos estaduais e incentivar a apreciação pela arte e pela fotografia, aconteceu no espaço Galeria Benedito Nunes, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur).
Os vencedores das duas últimas edições do concurso, realizadas em 2022 e 2023, foram homenageados em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, servidores e convidados especiais. As fotografias premiadas foram expostas na Galeria Benedito Nunes durante o mês de agosto, permitindo que o público conhecesse um pouco da riqueza e da diversidade do Estado, através do olhar criativo e talentoso dos participantes.
“Hoje, estamos na premiação da 3ª e 4ª edições do concurso 'Olhar de Servidor'. Esse programa começou em 2020, ainda em meio ao cenário pandêmico, mas, devido à grande participação e contribuição dos nossos servidores, já estamos a caminho da 5ª edição do concurso. Portanto, hoje é um dia muito especial para todos nós, pois vamos premiar os vencedores que conseguiram retratar da melhor forma possível cada cantinho do nosso grandioso Estado”, externou Luiza Tuma, secretária adjunta de Recursos Especiais da Seplad.
A premiação também marca o encerramento da exposição das fotos vencedoras, que reuniu ao todo 40 fotos vencedoras da 3ª e 4ª edições do concurso.
“O concurso 'Olhar De Servidor' é fundamentado no Núcleo de Programas de Valorização do Servidor, que tem como objetivo trazer ações e projetos voltados a valorizar o funcionalismo público do Estado. Através dele a gente destaca a habilidade que [os servidores] possuem em outras áreas como a fotografia. Essa é a importância da parceria entre a Seplad e a EGPA”, disse Fabiana Leão, coordenadora do Núcleo de Valorização do Servidor da EGPA.
Além de troféus e certificados, os vencedores receberam prêmios que reconhecem a importância de suas contribuições para a cultura e a arte paraense. Iniciativas como o "Olhar de Servidor" são essenciais para estimular a participação dos servidores em atividades culturais e para promover a valorização daqueles que, diariamente, se dedicam ao serviço público. É um motivo de grande orgulho estar representando o meu órgão como campeão. Já estamos indo para a quinta edição do concurso, acredito que muitas pessoas irão participar futuramente desse grande evento. A comissão está de parabéns. É uma grande satisfação participar e ter sido o campeão”, contou Manoel Jorge Santos da Conceição, servidor da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
As imagens retratam desde paisagens naturais exuberantes até cenas do cotidiano das áreas urbanas e comunidades do interior. As fotos expostas são dos cinco primeiros colocados, em cada categoria, em 2022 e 2023.
“Essa premiação é muito importante para os servidores públicos, porque traz pra gente a sensação de que estamos no caminho certo. A gente está fazendo algo que nos engrandece. Quero agradecer também ao Governo do Estado por proporcionar isso aos servidores que estão todos os dias trabalhando, nas suas salas, mas que para além do trabalho, também temos oportunidades. Essa oportunidade aqui é muito gratificante e recomendo que vocês participem também, porque nós, normalmente, vemos outras premiações, mas nunca nos enxergamos nesse lugar. Hoje eu estou recebendo essa premiação, com muito carinho, com muita alegria, e recomendo que vocês também participem”, disse Poliana Ramos Oliveira, servidora pública da Secretária de Estado de Saúde (Sespa).
Neste ano, o concurso chega a sua 5ª edição, e terá como tema: “Pará, quanto orgulhas ser filho” e os subtemas: “Terra de rios gigantes”, “Terra de ricas florestas”, “Terra de encantos vibrantes” e “Terra de um povo orgulhoso”.
O concurso "Olhar de Servidor" foi pensado em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, como uma forma de valorizar e destacar as habilidades artísticas dos servidores públicos estaduais, proporcionando uma oportunidade para que possam expressar suas percepções e talentos através da fotografia. As edições anteriores do concurso foram marcadas por um alto nível de criatividade e sensibilidade, refletindo as diversas perspectivas dos servidores sobre o cotidiano, a cultura e as paisagens do Pará.
Texto por Bianca Buenaño (SEPLAD)