A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizou, nesta sexta-feira (12), o 2ª Webnário da Fasepa, com o tema “A Importância da neurociência na desmitificação das verdades punitivas”, ministrado pelo professor Nonato Santiago.

 

 

A EGPA é uma das Escolas de Governança mais atuantes em EaD no Brasil e trabalha em parceria com as demais instituições do Governo do Pará com o objetivo de ampliar o alcance das programações desenvolvidas e capacitar os servidores públicos. "A nossa missão é capacitar os servidores e estamos trabalhando cada vez mais de forma integrada com as secretarias. Hoje, realizamos o Webinário em parceria com a Fasepa, e ficamos muito felizes com a oportunidade de colaborar para este trabalho com um tema tão importante. Esperamos em breve realizar novos eventos", afirma a diretora geral da instituição, Evanilza Marinho.

 

A ação atingiu 562 servidores públicos de 1044 participantes, onde, os funcionários da Fasepa puderam absorver e refletir sobre a ideia de punição pelo o olhar da neurociência e serem agentes multiplicadores na socioeducação. Além de professor, Nonato Santiago é psicólogo e administrador, e destacou a importância deste evento para a comunidade socioeducativa, “a ideia é trabalhar com todo socioeducador e todo público em geral, pois, falamos sobre verdades punitivas e todos nós construímos elas através do tempo com nossas programações mentais. O intuito é desmitificar essas verdades punitivas e trabalhar com outro olhar esse socioeducando”.

 

 

Através da neurociência, a ideia de punição interiorizada na fundação pode ser desmitificada, com esse objetivo, a Fasepa procura alcançar grande parte dos servidores com o webnário. A servidora, Catarina Jordana, participou do evento e destacou alguns pontos que ela absorveu da palestra, “essa temática pode elucidar muitas crenças que a gente tem, que limitam o nosso fazer. O professor Nonato traz essa perspectiva de um olhar além, como se nós pudéssemos ter um olhar de transformação e ter um foco, um objetivo no trabalho permanente, para que aqueles pensamentos preconceituosos possam ser realmente desmitificados”.

 

 

Segundo o presidente da Fasepa, Miguel Fortunato, o tema deste webnário é atual e muito presente na socioeducação, que tem a essência de gerar uma educação transformadora para os socioeducandos. O presidente ressaltou também, as melhorias técnicas no trabalho realizado na instituição, “que seja uma oportunidade da gente plantar uma semente dessa temática da neurociência no nosso fazer técnico. Tenho certeza que isso trará grande aperfeiçoamento ao trabalho que já é desenvolvido na fundação”.

 

 

 

Texto: Eduardo Quemel/ Ascom/Fasepa 

Fotos: Ascom/Fasepa

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