Acompanhar as inovações tecnológicas é tão importante para um curso na modalidade de Educação a Distância quanto o planejamento pedagógico. Procurando estar cada vez mais avançada em sua plataforma, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) lançou um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, sua plataforma de cursos EaD.
“Estamos desde o início de janeiro com uma equipe trabalhando na reformulação da nossa plataforma, é uma equipe de técnicos especialistas na área de sistema de informação, design instrucional e produção paradidática na plataforma Moodle”, explica Reynan Abreu, coordenador de Educação a Distância da escola. O Moodle é um sistema de código aberto para a criação de cursos online, utilizada como ferramenta de apoio ao ensino à distância em mais de 220 países.
A alteração busca facilitar para o servidor público a participação nos cursos ofertados pela EGPA e o layout é compatível com diversas plataformas de ensino do mundo. Com este novo formato, a plataforma também irá funcionar com mais qualidade e velocidade em smartphones e tablets, não apenas em computadores.
Desde a implantação do Ensino a Distância na EGPA, em 2015, esta é a primeira alteração nestes parâmetros na plataforma, reformulando todo o sistema. “Neste período realizamos atualizações pequenas, mas agora alteramos todos os elementos chave de uma plataforma de educação”, afirma Reynan. A partir desta modificação, a EGPA não possui mais uma sala de aula virtual, como na plataforma antiga, pois a nova atualização consolida o ambiente virtual de aprendizagem da EGPA como uma Escola Virtual.
Dentre as principais novidades também está a acessibilidade. O novo ambiente virtual de aprendizagem já conta com acessibilidade em libras e nos próximos quinze dias também será implementado o recurso de áudio descrição.
Pós-Graduação EaD - O segundo módulo da pós-graduação em nível de aperfeiçoamento em “Políticas Públicas e Gerenciamento de Processos Inclusivo: um olhar para o Transtorno do Espectro do Autismo” iniciou nesta segunda-feira (01), no novo ambiente virtual de aprendizagem.
Para o aluno Everaldo Costa, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará em Altamira, o ensino a distância tem importância fundamental para a realização deste curso, pois favorece a organização flexibilizada de horários de estudos e a disponibilização do conteúdo para os servidores dos sete municípios integrantes da pós-graduação.
"Temos as melhores expectativas para a nova plataforma, tivemos ótimas aulas no primeiro módulo, ainda em 2020, com utilização de diversas ferramentas de ensino e após este período de manutenção do ambiente de estudo a tendência é que sejam maximizados os aprendizados e a interação entre equipe docente e discente", disse.
Referência - Desde 2016 a EGPA é considerada uma referência em educação a distância em escolas de governo. No último estudo sobre o tema, publicado em 2019 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), a Escola de Governança garantiu o 8º lugar no ranking que destaca as instituições do setor público mais atuantes em oferta de cursos na modalidade a distância (EaD), dentre as pertencentes à Rede de Inovação no Setor Público (InaGov). A expectativa é de alcançar uma colocação mais alta com os novos recursos.
Ainda não há cursos com as inscrições abertas, mas os servidores já podem acessar a nova plataforma por: ava.egpa.pa.gov.br