O evento acadêmico aborda na região do Caeté, desafios e oportunidades para políticas públicas sustentáveis.
Nesta quinta-feira, 7, o Governo do Pará, por meio da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA), realizou a segunda edição do Colóquio Itinerante no Teatro Liceu da Música de Bragança, município de Bragança.
Com o tema "Desafios na Implementação de Políticas Públicas", a palestra de abertura foi o que motivou Taíse Silva, estudante do 3º semestre do curso de gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no qual acredita que o colóquio é uma oportunidade em motivar a população em buscar alternativas sustentáveis.
"Inclusive, a minha proposta para o meu TCC, é criar um telhado ecológico com materiais reutilizados, como caixas de leite que serão transformadas em mantas térmicas de casas, assim trazendo benefícios de pequeno custo para a sociedade", diz a estudante sobre alternativas sustentáveis.
Representando a prefeitura de Bragança, Danilo Gardunho, secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), enfatiza a relevância da parceria entre prefeitura e governo para que os pilares da sustentabilidade sejam trabalhados em conjunto.
"Hoje, a falta de conhecimento de políticas públicas, é uma das principais dificuldades e são exatamente nesses encontros que são disseminados as informações das diretrizes da sustentabilidade e as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)", diz o secretário.
Para Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, o colóquio itinerante procura interiorizar a ciência.
"A EGPA busca atuar em todo o Pará, uma orientação do próprio governador do Estado, Helder Barbalho, e como instituição fazemos o possível para chegar nos quatro cantos do estado com capacitação continuada e com ciência", diz o diretor.
Nos dias 28 e 29 de novembro, acontecerá em Belém, o "VII Colóquio de Governança Pública do Estado do Pará", no auditório principal da EGPA.