Técnicas para o aprimoramento na comunicação verbal e organização lógica de discurso. Esses foram alguns temas ensinados durante o curso da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), “Oratória e Retórica” para turma fechada de servidores estaduais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ao total,39 servidores públicos foram certificados na sexta-feira (23).
Presente no cotidiano, a oratória e retórica são assuntos cada vez mais mencionados no ambiente de trabalho, e por esse motivo, a EGPA esteve realizando o curso de formação no auditório principal da secretaria.
No último dia do curso, foi realizada uma dinâmica no qual alguns alunos apresentaram um assunto perante aos outros colegas como uma forma de exercício de autoconhecimento.
Para a Ana Carvalho, servidora da Semas, o medo de falar em público ocasionada pela timidez sempre foi uma questão a ser resolvida, tarefa que foi estudada e superada durante o curso.
“O curso abriu um leque de aprendizado, logo eu que tenho muita vergonha em falar em público. Espero que ocorra outro curso sobre o assunto e com certeza estarei presente”, finaliza a servidora.
Segundo Wagner Pantoja, professor do curso “Oratória e Retórica”, as técnicas de ensinamento são fundamentais para que o servidor consiga possuir uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho.
“Digo que a oratória é você tirar o seu melhor para mostrar para os outros. Quando você se conhece acaba dominando o que tem para expor”, explica Wagner.
Para Helvio Arruda, diretor geral da EGPA, o curso é importante principalmente para os recentes servidores admitidos em concurso público.
“Esses cursos são importantes para a EGPA e Semas, logo que são dirigidos para atender uma determinada demanda pontual que o órgão tem”, fala o diretor geral.
A EGPA oferece cursos de capacitação durante o ano inteiro, visando auxiliar no desenvolvimento profissional de servidores públicos de todo estado. Além das qualificações mensais abertas para qualquer servidor, a Escola também realiza formação in company, planejadas a partir de solicitações específicas de Secretarias e Órgãos do Estado, para atender às demandas particulares de cada instituição.
Texto: Angélica Corrêa