"Desafios e oportunidades para políticas públicas sustentáveis: o desenvolvimento de competências no serviço público" foi o tema do primeiro Colóquio Itinerante de Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), realizado nesta quinta-feira, 24, no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (CEDEP), em Breves, no Marajó.
O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Breves, universidades públicas e privadas. O espaço foi uma oportunidade para debater sobre as boas práticas relacionadas à governança pública sustentável. Além disso, o Colóquio também ressaltou a cultura do município com apresentação da banda local "Filhos dos Breves".
Para Rosiele Moraes, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Breves (Semed), as ações socioambientais, como criação de espaços com plantio de mudas, é um exemplo, na prática, de contribuição de políticas públicas. "Trabalhando na secretaria de educação, acredito que a questão das políticas públicas sustentáveis são importantes para implantação de projetos voltados para enfrentar essa questão de todos".
Representando a prefeitura, Antônio Colares, secretário de segurança pública e defesa social, destacou a importância do evento realizado na região do Marajó, para que as instituições trabalhem de forma articulada para realizar um serviço público de qualidade.
"A EGPA é uma parceira do município de Breves há bastante tempo, com servidores daqui indo para a capital para realizar cursos de capacitação, ou realizados no formato EAD e presencial em nossa cidade", fala secretário sobre a importância da iniciativa da Escola de Governança.
Conforme o coordenador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE), Onilson Carvalho, discutir propostas de políticas públicas sustentáveis é fundamental para a gestão do Estado. "O evento aborda também como essas políticas públicas estão sendo implementadas nas instituições públicas do estado, quais são as barreiras enfrentadas e hoje, teremos no Colóquio a participação de representantes dos órgãos e da população civil", finaliza.
Segundo Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, o Colóquio Itinerante tem como finalidade levar ciência aos 144 municípios do estado do Pará. "Buscamos levar a EGPA e o seu Instituto de Ensino Superior, o qual tem como base a pesquisa, o ensino e a extensão, aos municípios paraenses. A cidade de Breves foi contemplada com o Colóquio a partir de uma solicitação da prefeitura municipal".
No início do mês de novembro, o Colóquio Itinerante estará na cidade de Bragança.
Texto: Angélica Corrêa