O projeto de desenvolvimento de um periódico acadêmico faz parte do planejamento estratégico da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que, desde 2019, renovou seu reconhecimento institucional como escola de ensino superior. Desenvolvida pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE), vinculado ao Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG) da EGPA, a publicação “Gestão Pública - Revista Eletrônica EGPA” foi lançada durante o IV Colóquio de Governança Pública, evento acadêmico finalizado na manhã desta quinta-feira (16).
“A revista tem um papel central para a EGPA nesse conjunto de ações que o ISEG vem desenvolvendo com o objetivo de se estruturar cada vez mais como um instituto de educação superior, que desenvolva além da pós-graduação lato sensu, que são as especializações já conhecidas pelos servidores públicos, mas também a pós-graduação stricto sensu”, destaca o coordenador do CEPPE, Sérgio Gomes.
Com foco nas pesquisas sobre Governança Pública, os cidadãos e servidores terão no periódico a possibilidade de estudar o que está sendo produzido de conhecimento acadêmico dentro do Governo do Pará.
Sérgio Gomes destaca ainda a importância da publicação para os servidores interessados em desenvolver produções acadêmicas. “A revista nos habilita a dialogar com outras instituições. Passamos a ter um um relacionamento com outras universidades e com outros professores, isso qualifica o periódico e dá aos servidores públicos mais um canal de submissão, avaliação e disseminação da sua produção científica dentro do próprio Governo”. A ação ainda potencializa o segmento de pesquisa da própria Escola de Governança, que explora este potencial de desenvolvimento com a perspectiva do mestrado profissional, que será lançado em breve.
O centro de pesquisas já desenvolve trabalhos a partir do Observatório de Governança Pública, grupo de pesquisa formado por servidores da instituição e de outros órgãos estaduais, e ao longo dos últimos dois anos obteve espaço de publicação em outras revistas acadêmicas nacionais e internacionais.
O lançamento do periódico, realizado durante o IV Colóquio de Governança, busca evidenciar os estudos científicos que já vêm ganhando espaço dentro dos grupos de pesquisa sobre governança. Neste ano, 17 artigos foram aprovados para serem apresentados durante a programação e a expectativa é de que, os artigos apresentados durante as primeiras quatro edições do Colóquio de Governança sejam parte de um número especial da revista.
“A revista acadêmica tem esse objetivo de deixar o registro dos trabalhos científicos produzidos na área de gestão público e dar conhecimento a todos que tem interesse nessa área e a escola avança cada vez mais nesse sentido. Para a EGPA é muito importante desenvolver essa memória”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho.
Primeira edição - Apesar do lançamento do periódico, o Centro de Pesquisas ainda não publicará a primeira edição do material. “Estamos no processo de implementação da plataforma que vai hospedar a revista, um sistema de editoração eletrônica disponibilizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e utilizado como padrão para este tipo de trabalho”, explica Sérgio. A primeira publicação deve ser lançada em janeiro.
A submissão de artigos será realizada de maneira contínua para a revista, que terá dois volumes no ano. Cada volume conta com oito a dez artigos e a avaliação será conforme critérios definidos no projeto, que serão disponibilizados aos servidores e acadêmicos interessados.