A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária (Efaz), fecharam uma parceria para qualificar, em uma formação com estrutura pedagógica inédita na área, 110 novos novos auditores e fiscais da Sefa, que serão nomeados ainda neste mês.
“Estamos com a missão de realizar o Programa Formativo de Gestão Fazendária, que consiste em duas frentes: a primeira delas é a formação dos novos auditores e fiscais e a outra frente é a formação do novo Siafem, para todo o Estado. É um projeto grandioso e não tem lugar melhor do que a Escola de Governança, que possui uma direção colaborativa e profissionais qualificados para esta parceria”, explica a coordenadora da Escola Fazendária, Cristina Viana.
Nesta segunda-feira (6), a equipe pedagógica esteve reunida na sede da Escola com os instrutores, para direcionamentos quanto às aulas. A previsão de início da qualificação é para o dia 5 de julho, após a cerimônia de posse dos novos auditores e fiscais.
Laboratório de informática
A parceria entre as instituições, além de capacitar os novos servidores, também irá estruturar o laboratório de informática da Escola. Nesta segunda-feira, a EGPA recebeu da Sefa 60 computadores que irão permanecer por um ano na instituição, para todas as demandas de cursos.
Para Elisângela Jorge, diretora geral da EGPA, a parceria pode gerar qualificação para todo o Estado. “O programa formativo se dá por uma parceria em que a EGPA fica responsável pela formação e, em contrapartida, recebe o laboratório de informática onde os servidores farão o treinamento dos sistemas necessários para suas atividades. Este laboratório pode ser útil para todas as secretarias que precisam de formação nas áreas de informática, novos sistemas e governo digital, basta realizar a demanda para a EGPA”, disse.
A Escola de Governança realiza qualificações específicas em parceria com os órgãos solicitantes, com cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, contando com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos voltados para os temas demandados e que suprem as necessidades específicas de cada órgão. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.