Com o objetivo de descentralizar a oferta de cursos para servidores públicos estaduais e municipais, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) iniciou nesta segunda-feira (16), dois cursos de qualificação no município de Soure, no Marajó: “Coaching no Serviço Público” e “Licitação e Contratos na Administração Pública”. A programação, que busca atender diversos municípios da região, é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Soure. 

A municipalização, as atividades de capacitação realizadas pela EGPA nas regiões do interior, é a primeira do calendário de ações nos municípios previstas para 2020. A programação também conta com a parceria da Secretaria de Comunicação (Secom), por meio da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, que leva duas oficinas para a comunidade em geral, ampliando o público alcançado pela municipalização. 

A servidora Clara Lobato, atua no 9º Núcleo Regional da Secretaria Executiva de Transportes e destacou a importância da reciclagem profissional e o papel da Escola de Governança neste processo. “De maneira muito solícita a Escola de Governança veio ao nosso município e não é sempre que temos cursos com a qualidade que estamos tendo essa semana, esta é uma ação fundamental para nós”, explicou. 

Assim como a escolha do calendário de cursos mensal da Escola de Governança, as capacitações desenvolvidas nas ações de municipalização são demandadas pelos órgãos estaduais presentes nos municípios e pelas prefeituras que são atendidas pela ação. 

“O que me trouxe até aqui foi a oportunidade de aprender mais sobre o processo de compra e venda na administração pública, mesmo não atuando na área, acredito que seja importante que cada servidor entenda um pouco sobre o tema”, disse Sandro Queiroz, professor da rede municipal de Salvaterra, cidade vizinha à Soure, e inscrito no curso de Licitação e Contratos na Administração Pública. 

Para o prefeito do município, Guto Gouvea, a parceria irá trazer bons resultados para o serviço público na cidade. “A EGPA esteve presente no Marajó durante o Governo Itinerante e a partir daí desenvolvemos um bom contato. Com este curso começamos a colher os frutos desta parceria, e sei que veremos isso sendo aplicado no município”, disse. 

A EGPA também iniciou nesta segunda-feira cursos no município de Abaetetuba, ofertando duas turmas de “Coaching no Serviço Público”, além de uma turma em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), sobre questões relativas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e voltado para servidores dessa área.

Sobre a Escola de Governança - A escola tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo Pará. São divulgados mensalmente durante o ano letivo diversos cursos gratuitos, presenciais ou à distância, sempre semanais, com carga horária de 20 horas. 

Para os cursos realizados no interior, as solicitações devem ser feitas a partir da prefeitura, que deve estar com o acordo de cooperação técnica atualizado. A lista completa de municípios que possuem o acordo de cooperação técnica com a EGPA está disponível no site da Escola, na aba “Parcerias com municípios”.

 

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