Servidores públicos finalizaram, nesta sexta-feira (14), cursos ofertados pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) na modalidade in company, uma das formas de ofertas de qualificação pela Escola, que busca atender as demandas específicas das secretarias e órgãos do Governo Estadual. Nesta semana, foram qualificados profissionais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
“A EGPA tem como missão a capacitação dos servidores, e as parcerias de cursos in company são parte importante deste trabalho, com os órgãos estaduais solicitando suas demandas específicas de cursos para a Escola”, informou Helvio Arruda, diretor-geral da Escola de Governança.
Para os servidores da Sefa foi ministrado até o dia 13 de junho o curso ‘Processo Administrativo Eletrônico - PAE 4.0’, com 15 certificações. Na Semmas, o curso lecionado foi ‘Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico’ e 24 servidores participaram da qualificação. Roberta Ikeda, que atua na corregedoria da instituição, afirma que a capacitação deve ser constante para os servidores públicos. “Não sabemos qual público iremos precisar atender, então o preparo é muito importante. O curso de Libras foi muito completo, além de iniciarmos na aprendizagem da língua, também recebemos informações sobre a realidade da pessoa surda e saímos com a inclusão como algo vivo”, destaca.
Já na Adepará, a turma participou da formação ‘Gestão de Conflitos no Serviço Público’, para 35 servidores públicos. “Fiquei muito feliz em poder participar dessa qualificação. A gestão de conflitos começa na compreensão do início deste conflito e o professor trouxe informações completas para que a gente possa aplicar na instituição e que a equipe melhore de forma geral, desenvolvendo um trabalho melhor para o público final”, afirmou Núbia Vasconcelos, gerente da área vegetal do órgão.
Esta semana, também foram realizadas turmas abertas a qualquer servidor interessado, na sede da EGPA. Os cursos de ‘Gestão do SUAS e Serviços de Proteção Social’, ‘Controle Interno na Administração Pública’ e ‘Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133)’ formaram 67 profissionais.
A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.