Professores de escolas estaduais de ensino médio dos municípios de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Santa Izabel do Pará e Capanema participaram, na noite da última segunda-feira (2), da aula inaugural da Formação de Professores do Ensino Médio para o Enem (Forpem), ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As aulas prosseguem até a próxima sexta-feira (06).

Aula inaugural da Formação, que qualifica professores do ensino médioFoto: Divulgação / EGPALuzilene Moraes Ales, que atua na Escola Estadual Rio Caeté desde 1996, avaliou os tópicos abordados na aula inaugural como relevantes para a realidade atual dos professores de ensino médio, o que demonstra a qualidade da Formação. “O professor Marcelo Casanova e a professora Silene Trópicos abordaram uma reflexão sobre essa proposta de ensino por área de conhecimento, focando que o professor, enquanto mediador, deve buscar por meio da sua prática a concretização do processo de ensino e aprendizagem de forma significativa”, ressaltou.

Áreas do Enem - O Projeto Forpem se destina à qualificação de professores do ensino médio nas áreas dos conhecimentos aplicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação conta com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escola (USEs).

Dentro do projeto, os professores têm a oportunidade de se familiarizar com o ensino por competências e habilidades, além da interdisciplinaridade e contextualização do ensino. O curso será realizado a distância (EaD) e terá 20 horas, sendo 4 horas de trabalho vivencial, com “aulão” virtual para os alunos das escolas onde trabalham os professores participantes.

O segundo polo da Formação está com as inscrições abertas, para atender os municípios de Maracanã, Tucuruí, Capitão Poço e Mãe do Rio. Os professores desses municípios realizarão o curso entre 16 e 20 de novembro. Para fazer a inscrição on-line, o professor deve se comunicar com o diretor de sua escola de origem.

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