Após alguns meses com os cursos livres suspensos, considerando as restrições em virtude da pandemia, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) abriu inscrições nesta sexta-feira (07) para os servidores públicos interessados em compor as primeiras turmas remotas da instituição.
“Neste segundo semestre iremos atuar de forma remota, como um plano emergencial e com um calendário específico de aulas para atender as demandas de capacitação do serviço público, que não pode parar”, explica Luciana Ferreira, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública (CDHP).
As aulas remotas serão realizadas por meio de uma plataforma online e gratuita, mas o sistema de aulas é semelhante às aulas presenciais. Os servidores que participarem terão a contagem de frequência normalmente, tendo que alcançar 75%, além de monitoramento do coordenador de curso. Assim como nos cursos presenciais, durante as aulas remotas os alunos devem separar o tempo estipulado das aulas para estarem disponíveis.
Segundo o servidor Joás de Souza, os cursos na Escola de Governança são fundamentais para aumentar o embasamento técnico dos servidores públicos. “Sempre faço cursos na EGPA para aprimorar meus conhecimentos profissionais necessários nas atividades da função que exerço”.
“Os cursos remotos irão acrescentar muito neste período em que não podemos ir até à Escola de Governança para as aulas”, completou o servidor que atua na área de controle interno do 13º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Saúde (Sespa).
Assim como a grade de cursos disponibilizada no início de 2020, os cursos remotos foram definidos a partir da Pesquisa de Levantamento de Necessidades de Capacitação, realizada com todos os órgãos em 2019.
Luciana Ferreira informou que os cursos foram escolhidos para atender as áreas selecionadas ao longo da reestruturação do conteúdo da "Escola". As escolhas também observam os cursos mais demandados pelos próprios servidores assim como os temas estratégicos até mesmo para este período de pandemia. Buscamos temáticas que façam os servidores repensarem sua atuação no espaço público”.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola (www.egpa.pa.gov.br) e os servidores de férias ou licença prêmio devem encaminhar a ficha de inscrição junto com a publicação da licença ou férias para egpa.inscricao@gmail.com.
Para as aulas remotas o Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC) dos órgãos também precisa validar as inscrições dos servidores.
Confira a lista de cursos com inscrições abertas para o mês de agosto:
Período de 24 a 28/08/2020:
Gestão Democrática e Governança Pública
Instrutor: Laurimar Farias
Horário: 08h às 12h
Gestão da Qualidade
Instrutor: Lígia de Cássia
Horário: 08h às 12h
Oratória e Retórica: Comunicação Pessoal e Comportamental
Instrutor: Ítalo Abati
Horário: 14h ás 18h
Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Instrutor: Flávio Solano
Horário: 08h às 12h