Estruturar a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) para desenvolver ações que gerem impacto social, superando desafios e garantindo direitos. Com essa premissa do plano de governo, a instituição vem passando por transformações que fortaleçam a cultura de inovação. O 1º Prêmio Inova Servidor é uma das iniciativas que objetivam a melhoria de processos e serviços em repartições públicas, com ênfase no atendimento de qualidade à população e na eficiência de recursos.
A premiação é a coluna vertebral da inovação no órgão e incentiva propostas implementadas em processos (mudanças normativas) e serviços (melhorias de atendimento), bem como estudos e pesquisas que tenham embasado decisões governamentais. “Esperamos que as instituições estimulem seus servidores a participar, para melhorar a gestão pública e deixar a população ainda mais satisfeita com nosso trabalho”, afirmou Evanilza Marinho, diretora-geral da EGPA.
O edital foi publicado no dia 20 de janeiro, no Diário Oficial do Estado. Em seguida, a EGPA disponibilizou no site da instituição (www.egpa.pa.gov.br) o manual com as regras para inscrição das ações, as quais devem obrigatoriamente ter pelo menos seis meses de execução. O processo de avaliação considerará critérios como: nível de inovação; atendimento com foco em pessoas; resultados alcançados e eficiência na utilização de recursos.
“Não é necessário ‘inventar a roda’, mas apresentar formas inovadoras de utilização. Por exemplo, se eu tenho um atendimento a 30 pessoas por turno, e ocorre uma mudança em um processo, formulário ou outra estrutura organizacional para ampliar o atendimento para 45, com o mesmo número de servidores, eu mostro que com o mesmo recurso estou atendendo mais pessoas”, explicou Lucílio Nery, coordenador do Núcleo de Programas de Valorização do Servidor do Pará. “Só é possível propor políticas públicas baseadas em fatos e constatações. Fazer política pública no escuro é perigoso. Com base em indicadores é mais fácil propor ou ampliar serviços”, complementou Lucílio Nery.
Podem participar do concurso equipes de servidores públicos em atividade na esfera estadual, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que atuem na administração direta, autárquica e fundacional, bem como em empresas públicas ou sociedades de economia mista.
Fases - O prêmio ocorrerá em quatro fases: a etapa de inscrição - entre 2 de março e 30 de abril; validação dos inscritos (resultado a ser divulgado até 29 de maio) e avaliação técnica, que será divida em dois momentos - avaliação classificatória, até 31 de julho, e avaliação final, até 31 de agosto. A premiação deve ocorrer em novembro.
“Aquele servidor que sempre acreditou que pode fazer um trabalho melhor, algo novo, uma entrega de qualidade para o usuário, é candidato a apresentar proposta para a Escola. Acima da premiação em si, é ele poder dizer que foi algo realizado para que o serviço público seja melhor, mais ágil. Queremos dar visibilidade para o que a instituição pública já faz, e estimular atitudes inovadoras”, enfatizou a diretora.
As iniciativas vencedoras receberão um troféu destinado ao órgão ou entidade responsável pela iniciativa; certificados individuais de premiação, destinados a todos os integrantes da equipe executora, e poderão ser convidados, em até um ano após a premiação, para participar de eventos e/ou missões técnicas organizadas ou viabilizadas pela EGPA e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.
Por Dayane Baía (SECOM).