No período de 26 a 28 de março, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), junto com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realizou em Santarém a capacitação em “Melhoria de Produtos Turísticos”, um curso voltado para servidores públicos municipais que atuam nas Secretarias de Turismo e similares do polo Tapajós (Santarém, Belterra, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Trairão, Prainha e Faro). De acordo com Elinéa Ruth Campos, Coordenadora do Programa Estadual de Qualificação Profissional do turismo no Pará (PEQTur-PA), 30 servidores participaram da capacitação. “Haverá novas edições desse curso nos polos Marajó, Amazônia Atlântica, Belém e Araguaia-Tocantins, sempre em parceria com a Escola de Governo e o município-sede”, contou Ruth.
Fotos: PEQTur/PA/SETUR
Com carga horário de 24horas/aula, a formação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, com apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (Abav-PA) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A programação foi dividida em duas etapas: a primeira, com duração de 16h, foi ministrada nos dias 26 e 27 pelo professor Luiz Guilherme Pontes e Cruz, advogado do Núcleo Jurídico da Paratur e consultor jurídico. Esta etapa foi composta de Módulo I (Introdutório), abordando o tema gestão pública do turismo; e Módulo II, sobre Regime Jurídico do Turismo: análise dos recursos legais, econômicos e sociais do turismo.
Nesta sexta-feira, 28, a segunda parte da qualificação foi feita pela ministrante Rose Larrat, bacharel em Comunicação Social, advogada e vice-presidente de Relações Institucionais da Abav-PA. A segunda etapa do curso abordou formação de pacotes turísticos: análise dos recursos e atrativos locais, serviços e categorias para a formatação de produtos receptivos expressivos que correspondam à realidade local/regional e que seja adequada à clientela em posteriormente visita aos principais atrativos turísticos de Santarém.
As aulas ocorreram sempre no horário de 8h às 12h e 14h às 18h. O Diretor de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da EGPA, Raymundo a Albuquerque, explica que o curso, o qual será levado ainda para outros polos, tem como objetivo oferecer a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais que atuam na gestão do turismo nos órgãos municipais, para melhoria dos serviços e produtos turísticos consolidados na região. “Este curso foi uma solicitação da Setur e visa, justamente, implementar ações para agregar conhecimentos e melhorar a qualidade e a excelência dos serviços e atrativos turísticos do Pará”, ressaltou.
A metodologia contou com aulas expositivas, resgatando as experiências vivenciadas pelos participantes na perspectiva da melhoria na qualidade dos serviços e produtos turísticos. A entrega dos certificados aos concluintes ocorreu também no auditório da Secretaria de Turismo de Santarém.
Municipalização - A Escola de Governo participa como responsável pela coordenação pedagógica da capacitação em Produtos Turísticos, realizado com a Setur. Contudo, nesta mesma semana a EGPA também levou a Santarém cinco cursos de qualificação do servidor, pelo Programa de Municipalização.
De 24 a 28 de março a equipe técnica e docente da EGPA ministrou as capacitações em Elaboração de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas, Planejamento e Gestão de Indicadores, Excelência no Atendimento ao Público, Educação inclusiva de Pessoas com Necessidades Especiais, para servidores estaduais e municipais. As aulas ocorreram no Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes/Santarém), e a cerimônia de certificação também foi realizada no mesmo local.
O Programa de Municipalização existe desde a criação da EGPA e é executado pela Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDVP). A Municipalização descentraliza as atividades da Escola de Governo, levando cursos e oficinas de qualificação profissional do servidor público, para cidades do interior do Estado. A cada semana, pelo menos um município recebe este serviço da EGPA.
(Daniele Brabo, com informações de Lívia Alfaia - Ascom/EGPA)