Peças de artesanato como bijuterias, bolsas, perfumes regionais, porta-joias, objetos de decoração são boas opções para o presente do Dia das Mães e estes produtos estarão à venda na 15ª Feira de Talentos do Servidor Público, que será realizada neste domingo, 5, na Praça Batista Campos, em Belém.
A feira será aberta ao público às 9h e terá 82 barracas organizadas ao redor do coreto central da praça, com os mais variados tipos de produtos confeccionados por funcionários públicos ativos e inativos de 29 órgãos da rede estadual. Além do artesanato, para animar os visitantes, a Feira de Talentos também contará com atrações culturais como a apresentação do Centro da terceira idade “Palácio Bolonha”, pela manhã, e do Grupo do Bilão, que fará show musical encerrando o evento, a partir das 16h.
O evento é organizado pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), com a finalidade de valorizar o servidor público, oferecendo infraestrutura para que ele possa mostrar suas aptidões desenvolvidas fora do ambiente de trabalho. Toda a renda obtida na comercialização dos produtos na Feira de Talentos é destinada aos próprios expositores.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) são as instituições com maior número de representantes nesta Feira de Talentos. Também participam servidores da Seop, Seas, Detran, Hospital Gaspar Viana, Santa Casa, Fundação Carlos Gomes, TJE, Susipe, Sagri, Sead, EGPA, Fundação Cultural Tancredo Neves, MPE, Sefa, Iasep, Casa Civil, Adepará, Asipag, Igeprev, Hospital Ophir Loyola, TCE, Segup, PM, Banpará, CPC Renato Chaves e Secult
Maria de Jesus trabalha no Hospital de Clínicas Gaspar Viana e nas horas vagas produz peças de crochê, bordado e ponto cruz junto com a irmã, por isso vê no evento uma boa oportunidade. “É uma feira com boa visibilidade, onde a gente consegue um dinheirinho a mais. É uma forma de adquirir mais encomendas e clientes”, explica ela, que participa pela terceira vez da Feira de Talentos.
A escolha da praça como local da exposição também é apontada como aspecto positivo pelos servidores. “A gente consegue divulgar o nosso trabalho, além da venda mesmo, porque a praça Batista Campos é um bom lugar, por ser uma área de lazer, onde as pessoas estão passeando e podem aproveitar para dar uma olhadinha na feira”, avalia Maria Zeneide Moraes, da Seas, que vai expor lâmpadas decoradas e arranjos florais.
Para participar da feira, servidores estaduais efetivos, estáveis, temporários, comissionados e inativos puderam se inscrever entre 25 de março e 12 de abril. Este ano foram 111 inscritos, superando as estimativas dos organizadores. “Isso demonstra que este ano a procura aumentou, sendo um reflexo do sucesso da Feira anterior, realizada em setembro do ano passado, também na praça Batista Campos”, aponta o diretor geral da EGPA, Ruy Martini.
Assista os depoimentos de participantes da 15ª Feira de Talentos
Criada em 1998, a Feira de Talentos passou a ser muito esperada pelos servidores todos os anos, não só porque ajuda a divulgar as habilidades artísticas que desenvolvem paralelamente ao trabalho no Estado, mas também por ser um momento de confraternização e de estímulo à criatividade. Após a interrupção em 2007, a feira foi retomada em 2011, e desde então vem rendendo grande interesse de antigos e novos participantes.
Raimunda de Castro, de Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), vai participar da Feira pela primeira vez e para garantir sua barraca fez a inscrição logo no primeiro dia. “Eu corri para garantir a minha participação. O artesanato para gente é uma terapia e expor para outras pessoas é muito interessante, porque eu vou apresentar o meu trabalho, vou saber se vão gostar. Eu vou poder também ver o trabalho de colegas e ter novas ideias para fazer nos meus trabalhos”, conta a servidora, que vai expor caixas de MDF decoradas com biscuit, além de pintura em tela e peças de crochê.
Jorge Assunção, do Iasep, já é veterano e marcou presença em todas as edições. Antes de ser servidor público ele já era artesão e encontra na Feira de Talentos mais uma vitrine para o seu trabalho. “Eu faço artesanato há 30 anos. Pra mim, além de ser mais um canal de contato com o público, como servidor é uma chance de valorizar esse o nosso trabalho paralelo”, diz.
Serviço: a Feira de Talentos do Servidor Público acontece neste domingo, 5 de maio, na Praça Batista Campos, em Belém, das 9h às 9h. Entrada Franca.
(Daniele Brabo/Ascom EGPA)