A Comissão Acadêmica do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (CORECON PA/AP) realizou na quarta feira (10/05), o 1º Simpósio Econômico de Políticas Públicas: Desafios da Gestão Pública Frente aos Impasses Socioeconômicos. O evento, que aconteceu no auditório ICED (Instituto de Ciências da Educação) da UFPA objetivou promover o debate sobre o papel do governo na prestação de serviços públicos eficientes em função das demandas da população e os caminhos a serem seguidos diante do cenário político e econômico que assola o país.

Organizado pelos membros dirigentes da Comissão e alunos do curso de Economia da UFPA, o simpósio contou com a parceria da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), o Programa Conexões de Saberes (ICED/UFPA), além da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), e a Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON/UFPA).

O presidente do CORECON-PA/AP, Raul Sarmento, foi o mediador das exposições do presidente da FAPESPA, Prof. Dr. Eduardo Costa, do conselheiro substituto do TCE-PA, Exmº Sr. Edvaldo Souza, da representante da FACECON, da Profª Drª. Elizabeth Reymão e da coordenadora da EGPA, Profª Drª. Telma Lobo. Foram abordados os seguintes eixos temáticos: Tributação e Desigualdade; Federalismo e Finanças Públicas; Transparência, Fiscalização e Controle Externo; Demandas Sociais e Qualificação dos Servidores.  A Profª Telma Lobo falou sobre demandas sociais e qualificação profissional para o funcionalismo público nas três esferas (municipal, estadual e federal), além de informações sobre a missão, ações e projetos desenvolvidos pela Escola de Governança.

"Falamos aqui sobre a missão e razão de ser da Escola de Governança, que é tratar a qualificação dos servidores para melhor atender a sociedade, indo desta forma, ao encontro das políticas públicas traçadas pelo governo do estado", finalizou a coordenadora de qualificação Telma Lobo.