Se um órgão público possui um número significativo de servidores precisando da mesma qualificação, esse grupo pode ser atendido pelo setor de parcerias da EGPA, que atua preparando cursos específicos a instituições as quais se propõem a fornecer recursos para a realização de turmas fechadas.

A própria instituição pode solicitar o curso que precisa, contanto que seja evidenciada a importância da capacitação requerida e que haja uma quantidade mínima de 20 servidores para formar uma turma. Por sua vez, a Escola de Governo também busca localizar onde uma parceria pode suprir as necessidades de qualificação, trabalhando seus Agentes de Desenvolvimento e Capacitação (ADCs) para identificar, através de levantamentos, grupos de servidores que objetivam o mesmo curso.

Jefferson Siade, técnico do setor, explica que a Parceria surgiu para abranger o público que não poderia ser atendido através da grade regular de cursos. “Quando várias pessoas de uma instituição querem a mesma qualificação é complicado encaixá-las na agenda de cursos habitual, porque existem os servidores dos outros órgãos. Então cabe à Parceria possibilitar que esse grupo receba a capacitação que precisa”, ilustra Jefferson.

Como iniciar uma parceria

A Parceria funciona da seguinte maneira: tendo interesse e se dispondo dos recursos financeiros para custear as despesas do programa, a instituição deve encaminhar um ofício solicitando o curso desejado e apontando necessidades e objetivos dessa qualificação para seus servidores. É importante também enviar a relação de alunos que irão integrar a turma, com um indicativo de período e turno para a realização das aulas. Então, a Escola de Governo constrói sua proposta técnica de curso para ser aprovada pelo órgão requerente para, em seguida, poder executá-la. As atividades da Parceria habitualmente ocorrem nas instalações da EGPA, mas em alguns casos podem acontecer nas dependências da instituição que solicitou o curso, contanto que sejam adequadas do ponto de vista pedagógico e estrutural.

O corpo docente que atua na Parceria é montado pela Escola de Governo, assim como acontece nos cursos regulares da agenda de qualificação, dando preferência aos professores cadastrados e com qualidade didática já conhecida. Contudo, a instituição parceira pode sugerir o instrutor, o qual será avaliado por uma equipe técnica quanto aos requisitos necessários para se enquadrar no padrão da EGPA.

A Parceria atua principalmente na esfera pública estadual da região metropolitana de Belém. A extensão deste mesmo serviço aos outros municípios do estado acontece por meio do Programa de Municipalização, que utiliza recursos da EGPA e atinge tanto servidores do estado quanto do município sede da ação. O setor também pode atender o serviço público federal, mas estas parcerias possuem características diferenciadas a serem discutidas com a EGPA.

SERVIÇO: O setor de Parceria da EGPA pode ser contatado através do telefone 3214-6815 ou pelo e-mail: egpaparceria@yahoo.com.br