Nesta quarta-feira os servidores da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) estiveram reunidos no Hotel Atrium Quinta das Pedras, para o primeiro dia de programação do evento de imersão para a elaboração do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da EGPA. 

A programação iniciou com uma abertura inicial, com a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, e a Professora Luciana Ferreira, coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE), explicando o que o PPI e esta programação significam para a EGPA. 

Em seguida, os participantes ouviram a palestra “PEI e PPI: a relação dos documentos institucionais nas práticas de Instituições de Ensino”, ministrada pelo Professor Dr. Fernando Palácios, professor da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia – UNAMA. “A ideia de você realizar um planejamento estratégico é para você criar um guia de orientação para todos os servidores em torno dos objetivos principais da Escola de Governança Pública, ou seja, de alguma maneira fazer com que os servidores compreendam os objetivos, compreendam os valores que estão subentendidos nestes objetivos e possam contribuir com a estratégia da Escola”, explicou Fernando. 

Durante a tarde, foi o momento para que os relatores dos grupos de trabalho, que trabalharam de maneira prévia nos temas, apresentassem o seu resultado incial, que será discutido. Os temas abordados serão: Papel e perfil dos ADCs; Desing Institucional (metodologia e organização dos cursos); Plano de ensino/informativo do futuro; Avaliação de Ensino; Papel e perfil dos docentes da EGPA; Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O Professor Dr. Sérgio Gomes foi um dos relatores e explicou como foi o processo. “Nós coordenamos, junto com o Núcleo de Planejamento a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional da Escola em que nós conseguimos definir todos os objetivos estratégicos que são necessários para que a Escola alcance um planejamento para os próximos 8 anos, as suas metas, aquilo que foi definido anteriormente”, disse. 

Sobre o PPI – O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da EGPA é um documento que tem como objetivo orientar o desenvolvimento e a valorização dos recursos humanos, criando e sustentando bases estratégicas de ação.  

Como um documento de caráter colaborativo, o PPI deve ser constantemente submetido À discussão e avaliação dentro da própria Escola de Governança. Este é um projeto que, ao ser desenvolvido, possibilita a criação de estratégias para o desenvolvimento das ações educacionais que estejam vinculadas a uma concepção pedagógica democrática e participativa.

A programação segue até a tarde desta quinta-feira (13). 

 

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