A Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) finalizou na manhã desta sexta-feira (20) o III Colóquio de Governança Pública. Com o tema “Perspectivas atuais e futuras da Governança Pública em tempos de Covid-19”, o colóquio foi uma iniciativa da EGPA por meio do Instituto de Formação Profissional e Superior e do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública. A programação, este ano, foi realizada de maneira remota.

O evento iniciou na manhã da quinta-feira (19), com palestras e mesas de debate e seguiu até o final da tarde, com as apresentações de artigos produzidos por servidores públicos. Todos os artigos trataram dos três eixos temáticos de apresentação: Política Pública e Governança; Direito e Cidadania; e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

A programação desta sexta focou as mesas e palestras nas pesquisas que são desenvolvidas pela EGPA, como a pesquisa Gestão de Conhecimento em Organizações Públicas: análise do capital intelectual na estrutura pública do Estado do Pará: dados preliminares’, desenvolvida pela Dra. Luciana Rodrigues Ferreira e a pesquisa ‘Explorando o mundo do trabalho remoto no serviço público’, do Dr. Sérgio Gomes.

“O objetivo da escola é desenvolver políticas de formação e qualificação profissional, mas para desenvolver a política adequada precisamos entender quais são as necessidades do Estado, e por isso a pesquisa é importante no contexto de gestão”, afirma Sérgio.

O segundo dia do Colóquio também contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Dra. Alessandra Amaral de Souza; a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, com a Profa. Ms. Brenda Maradei, Diretora de Planejamento; e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, com o Esp. Cláudio Luciano Monteiro de Oliveira.

Para finalizar o evento, as secretarias apresentaram como foram realizadas as reconfigurações dos serviços entregues à sociedade para este período de pandemia. “Foi necessário pensar em uma nova configuração para todas as secretarias e, neste processo, desenvolvemos novas práticas, envolvendo a utilização de tecnologias existentes e adequações de normatizações, como a portaria 136, que autoriza a homologação dos atestados com afastamento de até 60 dias”, explicou Brenda Maradei.  

Sobre o Colóquio – A programação busca reunir pesquisadores, servidores públicos e estudantes que tenham como foco de suas pesquisas a análise da atuação do espaço público e o processo de governança, em suas diversas dimensões e aprendizagens institucionais para expor e ampliar o debate, com as especificidades territoriais e de desenvolvimento da Amazônia.

 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE